1º Encontro de Cantos Franciscanos no RS

675
1º Encontro de Cantos Franciscanos no RS.

 

Nos dias 07 e 08 de julho de 2018, realizou-se no Convento São Boaventura de Imigrante, o 1º Encontro de Cantos Franciscanos. O mesmo foi promovido pelo CEFREM, e contou com a assessoria de Frei Zilmar Augusto, OFM, da Custódia Sagrado Coração de Jesus e com a coordenação dos Freis Cirineu Bonini da Luz e Luiz Eduardo Dias Lima. O encontro contou com a participação de 50 pessoas, a saber, leigos e leigas que vieram de várias paróquias onde os freis franciscanos atuam bem como, com a presença das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida e das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã. Cabe destacar também a presença do Padre Leandro Luiz Ludwig, da Diocese de Montenegro, que gentilmente se dispôs a ser o organista do encontro.

Os dois dias de encontro desenrolaram-se num clima de muita alegria, leveza e familiaridade. Frei Zilmar Augusto procurou envolver a todos e todas. Convidou os instrumentistas para se juntarem a ele e ao Padre tecladista para formarem juntos um grupo forte de animação. Cada Encontro de Cantos traz um tema norteador. O tema deste ano de 2018 é: “Onde há ódio, que eu cante o perdão!” Todos os cantos ensinados ao longo do Encontro estavam em sintonia com esta temática.

O Encontro de Cantos Franciscanos não foi apenas um ensaio de cantos novos. Foi também um encontro de muita oração, formação e partilha. Frei Zilmar Augusto ofereceu aos participantes uma excelente formação litúrgica, procurando distinguir cantos franciscanos litúrgicos de cantos franciscanos não litúrgicos. Alguns dos cantos litúrgicos aprendidos foram colocados em prática durante a Celebração Eucarística, que contou com a Presidência do Padre Leandro Luiz. Os participantes gostaram muito do modo como o encontro foi sendo conduzido. O espaço do Convento São Boaventura também propiciou um ótimo clima para isto. Fundamental foi a presença dos cinco freis que, junto com a coordenação do Encontro, deram excelente suporte para o bom andamento das coisas. Que o Bom Deus nos abençoe a todos e conceda aos participantes, força e coragem para partilhar e fazer frutificar o que neste encontro aprenderam. Paz e Bem!

Frei Luiz Eduardo Dias Lima, OFM.

Fonte: Franciscanos RS

Disponível em: http://www.franciscanos-rs.org.br/convento-sao-boaventura-acolheu-1o-encontro-de-cantos-franciscanos/

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui