Aconteceu neste final de semana o Encontro dos Coordenadores dos Regionais da CFFB

981

O Conselho Diretor da Família Franciscana do Brasil convocou os 17 coordenadores regionais na CFFB para a reunião anual. O objetivo principal foi organizar a elaboração do plano de ação quadrienal de acordo com as prioridades e recomendações votadas na última XVIII Assembleia Geral Ordinária.

10 lideranças estiveram presente no referido evento que ocorreu entre os dias 6 e 8 de março, na Casa de Encontro das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã (Obras Sociais Santa Isabel), SGAS Quadra 906, Brasília-DF.

No dia 06 ocorreu a acolhida dos irmãos e irmãs e dia 07, após a santa missa, os participantes foram convidados a reflexão sobre as “Ressonâncias do Sínodo para Amazônia à CFFB”. O facilitador desta reflexão foi o conselheiro para área norte, Fr. Alex Assunção, OFM. Ele fez memória do Sínodo Franciscano realizado em Manaus em 2019 e apresentou os principais tópicos dos 04 Sonhos do Papa Francisco (Social, Cultural, Ecológica e Eclesial), presentes na Encíclica Querida Amazônia. Tais indicadores, são abraçados por toda a Família Franciscana em defesa da Casa Comum, Ecologia Integral e Fraternidade Universal.

Após as reflexões, os irmãos e irmãs estudaram as Prioridades para Quadriênio (Sentido de Pertença, Identidade; Formação e Comunhão, Ecologia Integral) e compromissos para 2020-2021. Em trabalho de grupo conduzidos pela Irmã Rosa Severino, IFS, os coordenadores regionais da CFFB buscaram responder “que ações concretas podemos assumir a nível nacional e regional”. Dentre as diversas contribuições, podemos citar algumas sugestões: fazer parceria com as outras instituições que atuam em áreas afins, aproximar-se das diversas Conferências, manter as atividades que já existem e prezar pela regionalização, realizar o encontro nacional de formação e Seminário Nacional dos Francisclarianos e o Pós-Sínodo, e ainda priorizar o fortalecimento do Serviço Interfranciscano de Justiça, paz e Integridade da Criação (SINFRAJUPE).

No período da tarde do dia 07, a plenária recebeu a visita da Ministra Nacional da Ordem Franciscana Secular (OFS), irmã Maria José Coelho. Na ocasião, apresentou-se o evento festivo dos 800 anos da Regra da OFS e 50 anos da Juventude Franciscana (JUFRA) que será realiza em Canindé/CE, entre os dias 24 a 27 de junho de 2021, com o apoio da CFFB. A Ministra solicita que os coordenadores regionais ajudem na mobilização para este jubileu e participem. Irmã Cleusa Neves, CFA acolheu fraternalmente, em nome da CFFB, tais solicitações e informou que em 2023 o carisma franciscano celebrará 800 do presépio de Greccio.

Em 08 de março, dia internacional da mulher, a Família celebrou a Eucaristia e proferiu diversas homenagens às irmãs, recordando da presença feminina de ternura e de vigor na construção do Reino de Deus e na defesa dos Direitos Humanos. Neste dia também ocorreu a partilha da Programação dos Regionais 2020 e as comunicações do Conselho Diretor para sanar algumas dúvidas e realizar encaminhamentos.

Acompanhe na galeria alguns momentos marcantes do Encontro dos Regionais da CFFB de 2020:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui