Almoço com os pobres e mensagem para a viagem ao Japão

43

As comemorações do 3º Dia Mundial dos Pobres iniciou neste domingo (17) com a Santa Missa na Basílica Vaticana presidida pelo Santo Padre que contava com a presença de muitos deles.

Na homilia, o Papa recordou que os pobres facilitam o nosso acesso ao Céu”, e que devemos estar ao lado deles para aprender pois “são preciosos aos olhos de Deus, porque não falam a linguagem do eu”.

Depois da Missa o Papa rezou o Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, em um domingo com muita chuva, e depois do Angelus o Papa Francisco recordou: “Hoje celebramos o Dia Mundial dos Pobres, que tem como tema as palavras do salmo ‘A esperança dos pobres jamais se frustrará’ (Sal 9, 19)”.

Em seguida fez os agradecimentos: “A minha gratidão vai para todos aqueles que, nas dioceses e paróquias de todo o mundo, promoveram iniciativas de solidariedade para dar esperança concreta às pessoas mais desfavorecidas. Agradeço aos médicos e enfermeiros que prestaram serviço nestes dias no Posto de Saúde aqui na Praça São Pedro”.

No final, o Papa pede orações pela sua próxima viagem à Tailândia e Japão que inicia na próxima terça-feira, dia 19 até o dia 26 de novembro.

O Papa almoçou na Sala Paulo VI com cerca de 1.500 pessoas necessitadas, para testemunhar também a “atenção que nunca deve faltar a estes nossos irmãos e irmãs”.

Ao chegar na Sala Paulo VI o Papa saudou os presentes: “Minhas boas-vindas a todos. Desejo que hoje o Senhor abençoe a todos nós: que Deus nos abençoe nesta reunião de amigos, neste almoço e também bênçãos às suas famílias. Que o Senhor abençoe a todos. Obrigado e bom almoço”

O almoço para os pobres foi servido por 50 voluntários e colaboradores de associações de voluntariado. O menu oferecido pelo Papa era composto por: lasanha, picadinho de frango com creme de cogumelos, batata assada, sobremesa, frutas e café.

Mensagem do Papa antes de viajar para o Japão

Foi divulgada nesta segunda-feira (18) a mensagem em vídeo do Papa Francisco para a sua viagem ao Japão, que terá início no próximo sábado, 23 de novembro. Abaixo a mensagem na íntegra!

Queridos amigos:

Enquanto preparo a minha próxima visita ao Japão, gostaria de dirigir-lhes estas palavras de amizade.

O tema escolhido para a minha visita é “Proteger toda a Vida”. Este forte instinto que ressoa em nosso coração, de defender o valor e a dignidade de cada ser humano, adquire particular importância diante das ameaças à convivência pacífica que hoje o mundo deve enfrentar, especialmente nos conflitos armados.

O seu país está ciente do sofrimento causado pela guerra. Junto com vocês, rezo para que o poder destrutivo das armas nucleares nunca mais volte a ocorrer na história da humanidade. Usar as armas nucleares é imoral.

Sabeis também como é importante a cultura do diálogo, da fraternidade, especialmente entre as diversas tradições religiosas, que podem ajudar a superar as divisões, promover o respeito pela dignidade humana e avançar no desenvolvimento integral de todos os povos.

Espero que a minha visita os encoraje no caminho do respeito mútuo e do encontro que conduz a uma paz segura, que dura no tempo, que não volta atrás. A paz tem esta beleza que, quando é real, não se retrai: a paz se defende com os dentes.

Terei também a oportunidade de apreciar a grande beleza natural que caracteriza a sua nação e de expressar o desejo comum de promover, reforçar a proteção daquela vida que inclui a terra, a nossa casa comum e que de modo tão bonito a sua cultura simboliza com as cerejeiras em flor.

Eu sei que há muitas pessoas que estão trabalhando para preparar a visita, sinceramente obrigado por esse esforço. E com a esperança de que nestes dias em que estaremos juntos sejam ricos em graça e alegria, asseguro-lhes a minha oração solidária, por todos e por cada um de vocês. E peço-lhes, por favor, que rezem também por mim. Muito obrigado.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui