Uma noite de orações e reflexão espiritual para recomeçar a partir da beleza dos lugares que viram florescer o chamado de São Francisco e Santa Clara. Trata-se de “Assis, noite de luz”, um evento especial promovido para o próximo sábado, 11 de julho, pela Diocese de Assis – Nocera Umbra – Gualdo Tadino, em acordo com as basílicas papais e junto às paróquias, igrejas e santuários da cidade de Francisco.
Assim, das 20h30 à meia-noite, todas as igrejas de Assis, a Catedral de São Rufino, a Igreja Nova, Santa Maria Sopra Minerva, a Basílica de San Francisco, a Abadia de São Pedro e a Basílica de Santa Maria dos Anjos manterão suas portas abertas, oferecendo espaço para contemplação e diversos eventos.
“Recomecemos a partir da luz de nossas igrejas, da beleza de nossas basílicas, da mensagem de nossos santuários, para dar um sinal de esperança após esse longo período de escuridão do coronavírus”, explica o bispo Domenico Sorrentino.
“Como igreja local, queremos contribuir também para a retomada com este gesto simbólico, abrindo nossos locais de culto para uma noite dedicada à espiritualidade de Assis; uma noite que, faço votos, seja acolhida pelos cidadãos e peregrinos como um impulso ao renascimento, um convite à esperança e a recolocar-se em caminho com a ajuda de Deus.
A esperança – conclui Dom Sorrentino – é que as forças econômicas locais e a administração da cidade possam fazer sua parte para tornar esta noite de luz em Assis a mais acolhedora possível”.
A iniciativa diocesana – lê-se no site diocesiassisi.it – ocorre nos últimos dias da coleta para os refeitórios franciscanos, iniciada em 9 de junho com a noite da beneficência “Com o coração, em nome de Francisco”, transmitida pela Rai Uno com Gianni Morandi e Carlo Conti.
Fonte: Vatican News (imagem divulgação da Agenzia Nazionale de Turismo – http://www.italia.it/it/idee-di-viaggio/arte-e-storia/assisi-la-citta-di-san-francesco.html)