Barco hospital “Papa Francisco” é inaugurado em Belém (PA)

121

Com a chegada do projeto que leva seu nome à capital paraense, o Papa Francisco enviou uma mensagem à Arquidiocese de Belém, onde afirma que “promover a vida será a missão primordial do projeto”.

Após a cerimônia de acolhida realizada no sábado (17) e abertura da embarcação para visitação da comunidade, no domingo (18) foi realizada uma missa em ação de graças e, em seguida, iníciaram os primeiros atendimentos.

Na mensagem enviada pelo Sumo Pontífice, ele ainda diz que, “do mesmo modo como Jesus acalmou a tempestade ao aparecer caminhando sobre as águas, o Barco Hospital Papa Francisco levará tanto o conforto espiritual, como a calmaria para as agitações dos homens e mulheres carentes, abandonados à própria sorte”.

Igreja avança para águas mais profundas

Já com vistas ao Sínodo da Amazônia, que acontece no próximo mês de outubro, o hospital fluvial é, para o Papa Francisco, acima de tudo “uma resposta ao mandato do Senhor, que continua a enviar aos seus discípulos a anunciar o Reino de Deus e a curar os doentes”.

A carta do Papa termina com um agradecimento especial ao bispo de Óbidos (PA), Dom Bernardo Bahlmann, e aos Franciscanos da Providência, idealizadores e executores do projeto, que, entre outras atividades, realizará consultas, cirurgias de baixa e média complexidade, exames e outros serviços às populações com pouco ou nenhum acesso ao Sistema Público de Saúde, principalmente os indígenas e população ribeirinha. O hospital também intermediará o encaminhamento de casos mais graves aos hospitais de Óbidos, Juruti e Alenquer.

O hospital fluvial foi proposto pelo próprio Pontífice, durante visita ao Hospital administrado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Foi então que o Papa perguntou aos frades se eles estavam presentes na Amazônia, encorajando um projeto naquela região.

No dia 5 de novembro de 2018, em audiência no Vaticano, o Bispo do Óbidos e dois frades apresentaram a maquete ao Papa Francisco.

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui