Brasileira integra comissão para a proteção de menores do Vaticano

190

A atuação do trabalho é na criação e atualização das Políticas de Proteção da Criança

Foto Reprodução / CNBB

A coordenadora do projeto Núcleo Lux Mundi, no Brasil, Eliane de Carli, foi selecionada pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores do Vaticano. Ela passa a integrar um grupo de especialistas em temas de prevenção de violências no ambiente eclesial.

A Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores do Vaticano foi criada em 2014 pelo Papa Francisco. Visando aconselhamentos na prevenção de abusos dentro da Igreja Católica em âmbito mundial. De acordo com Eliane, “é uma situação que precisa de resposta concreta, com cuidado, transparência e proteção”.

O grupo de especialistas do qual Eliane fará parte vai colaborar com o Grupo Regional da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores das Américas, cujo objetivo é ajudar na criação e atualização das Políticas de Proteção da Criança, do Adolescente e das Pessoas Vulneráveis para a Igreja.

Processo Seletivo

Para fazer parte da comissão, Eliane passou por um processo seletivo que durou aproximadamente três meses. Ela recebeu a notícia da aprovação por meio de um telefonema do secretário-geral do Vaticano, Pe. Andrew Small. De acordo com a coordenadora, “foi uma surpresa e muita gratidão”, pois participou devido a uma indicação do seu nome, sem nenhuma pretensão. Sua atuação é mesmo uma missão. Desde 2007 ela atua em ações de prevenção de abuso por meio de convites.

Núcleo Lux Mundi

Ativo desde dezembro de 2020, o Núcleo está sediado numa sala da Conferência dos Religiosos do Brasil, com sede em Brasília (DF). Os primeiros anos de trabalho foram marcados por reuniões com bispos, arcebispos, congregações, movimentos e equipes diocesanas em referência ao tema.

Próximas atuações

O compromisso dos Serviços de Proteção em Dioceses e Congregações, além do empenho na criação, implementação, revisão e auditoria desses Serviços, finalizou a coordenadora do Núcleo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui