Capítulo Provincial 2024 é lançado no Dia de Santo Antônio

348

De 8 a 17 de janeiro de 2024, a fraternidade provincial se reúne no Convento de Ipuarana em Lagoa Seca na Paraíba para o tempo forte da Província: O Capítulo.         Os pés já se põem a Caminho rumo à realização de mais um Capítulo Provincial. A fraternidade em movimento, expressada na logomarca de mais um tempo forte da fraternidade provincial, mostra aquilo que já começa a ser realizado desde agora em meio a missão da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, com a presença do Visitador Geral Frei Flávio Guerra, OFM nas fraternidades, com o processo de escuta e construção de mais um encontro capitular.

        Desde o tempo de Francisco de Assis, já eram realizados na Festa de Pentecostes reuniões para refletirem trechos da Regra e para promover a convivência fraterna. Esta Tradição continua a cada três anos nas fraternidades franciscanas espalhadas por todo o mundo. A cada encontro, uma reflexão é trabalhada para assim impulsionar as decisões a serem tomadas na caminhada da missão franciscana.
        No percorrer de um caminho sinodal, correndo perseverantes com os olhos fixos em Jesus, a fraternidade Provincial se encontrará em 2024 em mais um Capítulo no Convento Santo Antônio em Lagoa Seca PB. Em mensagem presente no subsídio, o visitador Geral destaca que “O Capítulo provincial é uma instância privilegiada de buscar, de forma fraterna e coletiva, melhores respostas para superar os desafios provindos da vida e da missão da Província no atual momento histórico.” Nesta perspectiva, a Equipe de coordenação do Capítulo preparou um material disponibilizado para as fraternidades espalhadas do Ceará a Bahia com orações, motivações e reflexões em preparação para o encontro que acontecerá de 8 a 17 de janeiro do próximo ano.
 
Tema e Lema do Capítulo
        As motivações para escolha do tema e lema: Uma Fraternidade de Menores num caminho sinodal. “Corramos perseverantes com os olhos fixos em Jesus” (Hb 12,1-2), parte Ressonância das Diretrizes OFM 2021-2027 acerca da identidade renovada como frade menor, da eclesialidade sinodal e a missão evangelizadora em um mundo cheio de desafios. O lema tirado da carta aos hebreus “resume” os centenários franciscanos do Presépio e Regra (2023) e da Impressão dos Estigmas (2024), além de retomar o que está afirmado nas Diretrizes OFM 2021-2027: “De onde retomar o caminho, caros irmãos? Queremos antes de tudo focalizar o que está como fundamento do nosso ser cristão e, portanto, do nosso ser frade: a fé”.
Logomarca
        A logomarca do Capítulo foi produzida por Frei Roberto Alves e segundo o mesmo, “expressa o que a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil vive em comunhão com a Igreja e a Ordem.” Em meio aos detalhes é possível ver um constante movimento desde a imagem circular até mesmo os frades a caminho que representando as várias etnias, pisando o chão deste nordeste, levam e apresentam símbolos que lembram o Centenário Franciscano celebrado neste e nos próximos anos. A cruz presente na imagem remonta o olhar que todos os irmãos menores, devem ter para a vida de Jesus além da adesão a esta por meio da vivência do Santo Evangelho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui