CAPÍTULO REGIONAL DAS IRMÃS FRANCISCANA DE INGOLSTADT

410

Movidas pela ação do Espírito Santo e conduzidas pela proteção de Nossa Senhora Aparecida, as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt estiveram reunidas em Assembleia Capitular, no Centro de Formação Nossa Senhora da Paz, situado em Ponta Grossa/PR, nos dias 11 a 15 de outubro de 2018, cumprindo uma agenda composta de celebrações e atividades. Ir. Paula Krindges, Superiora Geral, atuou como Presidente.

O Capítulo teve sua preparação e realização a partir do:

Tema: “Mestre, quero ver de novo!” (Mc 10,51)

Lema: Renascer para uma esperança viva e uma ação transformadora: 742 anos de existência, 80 anos de Brasil, 10 anos de Luanda.

O evento teve início com um dia de retiro, orientado pelo Frei Vitório Mazzuco, OFM, que foi o Assessor espiritual do Capítulo, preparando o espírito das participantes para a realização do mesmo.

Dia 12 – Festa de Nossa Senhora Aparecida – foi fortemente marcado pela Celebração de Ação de Graças pelos 80 anos da chegada das primeiras Irmãs Franciscanas de Ingolstadt ao Brasil. De início, realizou-se um momento de espiritualidade, fazendo memória da sua chegada: cada comunidade expressou louvores e agradecimentos a Deus através de uma carta dirigida às 5 Irmãs Pioneiras, hoje na posse da Eternidade, enaltecendo as marcas deixadas por elas nas pessoas e na vida da Região Brasileira. Cada Comunidade foi convocada ainda a portar a Bandeira do Crucificado, na Missão que lhe foi confiada, legado este expresso na Carta de Envio das Irmãs Pioneiras ao Brasil. Dando sequência, houve a Celebração festiva da Eucaristia – Solenidade de N. Senhora Aparecida, e gratidão pelos anos de nossa História.

À partir da tarde, foi dado início às atividades propriamente ditas do Capítulo. À noite, foi realizada uma celebração e procissão luminosa, acompanhada de cantos, orações, encenações, luzes e fogos de artifício.

Fez parte da pauta dos trabalhos capitulares uma avaliação do Triênio que se encerrava e, depois de amplamente estudadas, foram definidas as Prioridades para o novo Triênio. Juntas, pudemos revigorar nossa consagração e contemplar com um novo olhar nossa vida consagrada, nossa missão, nossa visão de futuro.

Completando as atividades capitulares, procedeu-se à eleição da Direção da Região Brasileira “Santa Elisabeth” para o Triênio 2018-2021. Este ato foi precedido pela Celebração da Eucaristia, invocando as luzes do Espírito Santo.

Foram eleitas para animar e dinamizar nossa vida consagrada e missão no próximo triênio:

Superiora Regional – Ir. Romana Rossetto

Assistente Regional – Ir. Priscilla Rossetto

Conselheiras: Ir. Clarice Ana Beal

Ir. Diuna Chielle

Ir. Adelina Faciochi

Secretária: Ir. Carmen Polo

Ecônoma: Ir. Esther Müller

O Capítulo foi encerrado com uma Celebração de Bênção e entrega de uma Cruz comemorativa dos 80 anos de presença da Congregação no Brasil a cada uma das Irmãs capitulares. A seguir, Frei Vitório Mazzuco fez o envio das Irmãs para a vida e missão que nos espera. Como Franciscanas de Ingolstadt, nos comprometemos a responder aos apelos da Igreja, na força do nosso Carisma.

Deus seja louvado pelas luzes e bênçãos derramadas nestes dias, sobre a Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt

Irmãs Franciscanas de Ingolstadt

Região Brasileira Santa Elisabeth – São Paulo

Veja mais fotos em: Irmãs Franciscanas de Ingolstadt

Disponível em Irmãs Franciscanas de Ingolstadt

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui