Capuchinhos de São Paulo realizam conferências online na Semana Laudato Si

885

A Semana Laudato Si’ homenageia o quinto aniversário da Encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado com a Casa Comum. O tema da semana é “Tudo está Interligado”. Esta semana inaugura uma jornada de um ano de transformação, conforme crescemos por meio da crise do momento atual com orações, reflexões e preparações juntos por um mundo melhor amanhã.

Respondendo ao convite do Papa Francisco, a Diocese de São José dos Campos realiza conferências online internacionais e campanhas de auxílio para entidades sociais, de 16 a 23 de maio.

Abrindo a semana Laudato Si’, a primeira conferência ocorrerá dia 16 de maio, às 14h, e terá como tema a seguinte indagação: “Como enfrentar as crises socioambientais, sanitárias e educacionais à luz da Laudato Si’?” Para responder a esta pergunta, foram convidados vários palestrantes com a seguinte programação:

14h15: Igor Bastos, coordenador para a Língua Portuguesa do Movimento Católico Global pelo Clima.

14h55: Fabrízio Mola, Associação voluntária “Amicidi Joaquim Gomes” (Turim / Itália)

15h05: Luiz Teixeira, Departamento de Pesquisas em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

15h45: Alírio Cáceres ,Referência para diversas redes internacionais para a Ecoteologia (CELAM, CLAR, CARITAS, AMERINDIA, MCGC). Especialista em educação é professor de Ciências Bíblicas e Teologia em Bogotá – Colômbia.

Experiências Pastorais de cuidado com a Casa Comum
Durante a Semana Laudato Si’, diferentes dioceses do estado de São Paulo estarão partilhando suas experiências pastorais para o Cuidado com a Casa Comum. Estas partilhas são uma iniciativa de uma rede que está em formação e que pretende fortalecer, animar e inspirar outras experiências diocesanas na Regional CNBB Sul 1.

Dia 20 de maio: Laudato Si’: experiências pastorais no cuidado da Casa Comum da Arquidiocese de São Paulo, da Diocese de Campo Limpo e Diocese de Santos.

Dia 22 de maio: Laudato Si’: experiências pastorais no cuidado da Casa Comum na Diocese de São José dos Campos e Diocese de Piracicaba.

Para acompanhar essas partilhas, inscreva-se no Site dos Capuchinhos de São Paulo, organizadores dessa iniciativa.

Papa convida fiéis a promover ações para marcar a Semana Laudato Si’

No dia 23 de maio, encerrando a Semana Laudato Si’, acontecerá uma conferência online, às 10h. A abertura terá a participação de Dom Cesar Teixeira, SDB, bispo de São José dos Campos. Em seguida com a participação do arcebispo de Assis, Itália, Dom Domenico Sorrentino, vai acontecer uma palestra, realizada em português, com o tema: “O despojamento e a Economia de Francisco”, fazendo alusão ao encontro planejado para novembro deste ano, em Assis: “A Economia de Francisco e Clara”.

Gesto Concreto

Ao longo de toda a semana as paróquias da Diocese de São José dos Campos receberão a doação de cobertores e fraldas geriátricas tamanho M. Os cobertores serão repassados para a Casa de Assis, entidade que auxilia na proteção da população de rua; e as fraldas geriátricas serão entregues ao asilo Santo Antônio, de São José dos Campos.

Inscrições

Para se inscrever para as conferências CLIQUE AQUI, depois aguarde um e-mail de confirmação com as instruções para a participação.

Fonte: Diocese de São José dos Campos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui