Carta sobre os meios de comunicação da OFS do Brasil

1467

“Uma comunidade é tanto mais forte quando mais for coesa e solidária, animada por sentimentos de confiança e empenhada em objetivos compartilháveis. Como rede solidária, a comunidade requer a escuta recíproca e o diálogo, baseado no uso responsável da linguagem.” (Mensagem do Papa Francisco para o LIII Dia Mundial das Comunicações Sociais)

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2019.

Paz e bem, irmãos e irmãs!

O Conselho Nacional da Ordem Franciscana Secular do Brasil, através desta, vem esclarecer questões envolvendo o serviço da Comunicação.

Com o surgimento e ampla adesão de diversas redes sociais e aplicativos de comunicação, formaram-se vários grupos e comunidades virtuais compostas por irmãos e irmãs de diferentes fraternidades e regionais.

Reconhecemos que essas ferramentas são muito úteis e possibilitam agilidade, interação, mobilização e grande participação. Por outro lado, é necessário observar que seu uso ainda causa muitos transtornar em virtude de certa falta de clareza sobre o objetivo desses espaços e suas “normas” (etiquetas) de uso.

Sendo assim, nos últimos meses recebemos diversos relatos sobre transtornos causados nestes grupos, levando à situações que divergem do nosso carisma e modo de vida.

Deste modo, é necessário esclarecer que a OFS do Brasil não criou, não controla e não é responsável por qualquer grupo em rede social ou aplicativos de comunicação.

As informações e posicionamentos da OFS do Brasil são disponibilizados apenas em suas páginas oficiais, listadas abaixo: SiteFacebookTwitter.

Para atender aos anseios daqueles que gostariam de receber os conteúdos publicados pela OFS via aplicativo de mensagens, em breve adotaremos uma linha celular comercial. Através dela criaremos uma lista de transmissão na qual os interessados poderão se cadastrar. Desse modo, receberão as mensagens e links publicados em nossas páginas oficiais.

Acreditamos que a Comunicação é ferramenta vital do nosso processo permanente de formação e da nossa vida fraterna e, por isso, julgamos ser necessário esclarecer oficialmente esta questão. Incentivamos a interação entre todos, visto que somos uma grande fraternidade universal, mas recomendamos prudência e serenidade para que estes espaços virtuais proporcionem construções de diálogo, respeito e harmonia.

Nosso Pai Seráfico nos pede que “Cada um ame e nutra seu irmão, como a mãe ama e nutre seu filho, naquilo em que Deus lhe der a graça” (Regra Não Bulada 9, 11). Que este amor, delicadeza e cuidado estejam sempre presentes em nossas relações, inclusive no âmbito virtual.

Contamos com a compreensão de todos e seguimos na certeza de que somente através da vivência da fraternidade é que conseguiremos construir o Reino de Deus.

Fraternalmente,

Maria José Coelho
Ministra Nacional

Márcio Bernardo de O. Ramos
Coordenador Nacional de Comunicação

Download 

Fonte: Ordem Franciscana Secular do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui