CCB promove encontro para Secretários e Arquivistas

483

A Conferência dos Capuchinos do Brasil (CCB) promoveu o Encontro dos Secretários e Arquivistas em São Luís (MA). A reunião contou com a presença, além dos Secretários das circunscrições, do Presidente da Conferência, frei Clézio Menezes e do Conselheiro Geral para o Brasil, frei Sílvio de Almeida.

Com o tema: Frades Capuchinhos – normas e práticas canônicas a serviço da fraternidade, o encontro contou especialmente com orientações para a elaboração dos processos que são enviados à Cúria Geral e à Santa Sé. Vindo de Roma, frei Alfredo Rava foi um dos orientadores e partilhou de sua experiência como Vice-procurador Geral da Ordem.

Oportunamente, os frades participantes foram orientados também sobre o cuidado no arquivo dos documentos em nossas Cúrias Provinciais. Neste caso, como facilitador esteve o frei Juarez de Bona que é da Província do Paraná e Santa Catarina.

No último dia de encontro, dia 8 de setembro, data em que a cidade de São Luís celebrava seus 410 anos, os frades conheceram uma parte da história que está inteiramente ligada à presença dos frades na região. Foi nessa data que no ano de 1612 um Frade Capuchinhos celebrou a primeira missa na ilha onde mais tarde seria construída a cidade.

Fontes: Capuchinhos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui