Celebração Eucarística marca aniversário de 8 anos da Rede Eclesial Pan Amazônica (REPAM-BRASIL)

53

A REPAM-Brasil realizou na manhã desta segunda-feira, 12 de setembro, uma Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo aniversário da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), criada no dia 12 de setembro de 2014. A Rede que tem como missão potencializar, de maneira articulada, a ação que realiza a Igreja no território Pan-Amazônico, por meio da atualização e concretização de opções apostólicas conjuntas, tem como protagonistas desta história sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas em missão na Amazônia.

A Celebração trouxe à memória o primeiro presidente da Rede, o Cardeal Cláudio Hummes, falecido em 04 de julho de 2022. Uma planta, a priprioca, dedicada a ele pelos participantes do encontro de ecoteologia, permaneceu aos pés do altar. Em vídeo gravado por ocasião da festa, o bispo da Prelazia de Marajó no Pará e presidente da REPAM-Brasil, dom Evaristo Pascoal Spengler, agradeceu o trabalho realizado na Rede, por todas as pessoas de boa vontade e acenou para a pessoa de Dom Cláudio, o qual denominou ‘profeta da Amazônia’.

“Alguém que esteve muito próximo do Papa Francisco desde o momento da sua eleição, ajudando na escolha do nome, ao pedir que não esquecesse dos pobres. Foi uma proximidade que favoreceu a realização do Sínodo para a Amazônia”, destacou dom Evaristo.

Participaram da Celebração Eucarística presidida pelo secretário executivo do Centro de Formação Fé e Política (CEFEP), padre Paulo Adolfo, a equipe da secretaria executiva da REPAM-Brasil, a Cáritas Brasileira, representada por seu assessor técnico, Jaime Conrado de Oliveira e a CRB Nacional, por meio de sua representante, a secretária executiva Irmã Vânia Fernandes de Oliveira.  A comemoração foi encerrada com uma confraternização.

Assista mensagem de Dom Evaristo:

Fontes: CNBB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui