CNBB | Pastorais de Juventudes lançam cartaz da Semana da Cidadania 2024 com o tema “Caminhos para a Empatia

55

De 14 a 21 de abril, as quatro Pastorais de Juventude da Igreja no Brasil realiza a Semana da Cidadania. E, nesta semana, foi lançado o cartaz que ilustrará a iniciativa, articulada como um processo de formação contínuo para as juventudes.

A cada ano, a Semana da Cidadania apresenta uma temática ligada às realidades juvenis. Nesse ano de 2024, o tema escolhido foi “Caminhos para a empatia: Superando a aporofobia no exercício da cidadania”. E como lema “Construindo pontes: Juventudes na luta contra a exclusão social e a aversão aos empobrecidos”.

As PJs querem, com essa temática, chamar a atenção e refletir “sobre o processo de estruturação do sistema capitalista, que se enraíza na vida de nosso povo gerando a pobreza, exploração e afetando nossas relações sociais, fazendo com que diferentes grupos sociais se vejam como inimigos”.

A Secretária Nacional da PJ, Wanessa Freire, explicou que as Pastorais pensaram em dinamizar ainda mais a Semana da Cidadania. “Com a elaboração de materiais poderemos contribuir para que nossos grupos vivenciem a Atividade antes, durante e depois, inclusive celebrando os ecos de tudo que for feito”, afirmou.

O texto bíblico que ilumina o processo formativo está no Evangelho de Mateus (Mt 25, 40): “Em verdade vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mínimos que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes”.

Fonte: cnbb.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui