Colégio das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã celebrará 150 anos

648

Daqui a exatamente um mês, uma das mais tradicionais escolas de São Leopoldo completará 150 anos. Fundado no dia 5 de abril de 1872, o Colégio São José nasceu a partir do trabalho de seis Irmãs franciscanas que chegaram ao município três dias antes, vindas da Alemanha, com a missão de atuar na educação das crianças da região. Tudo começou quando, no dia 5 de abril, as religiosas realizaram a primeira aula ao ar livre e debaixo de uma laranjeira (ao lado de onde é hoje a praça da Igreja Matriz).

Belo, histórico e imponente, o São José está localizado na Avenida Mauá e é mantido pela Associação de Educação Franciscana da Penitência e Caridade Cristã (AEFRAN). Atende a mais de 500 alunos, da educação infantil – acima dos quatro anos de idade – ao ensino médio, e conta com as irmãs franciscanas e aproximadamente de 120 colaboradores, entre professores e funcionários de várias áreas.

A diretora Fabiane Von Esenwein explica que os estudantes recebem um aprendizado que une conhecimento de qualidade com humanização e solidariedade. “Nossa missão é proporcionar a formação integral do aluno dentro dos valores franciscanos”, comenta. E para que o aprendizado ocorra de forma diferenciada, lembra Fabiane, o São José possui uma estrutura completa que inclui museu de ciências naturais, museu histórico, laboratórios, salas temáticas e ginásio de esportes, onde os alunos realizam aulas de educação física e também atividades esportivas extras.

Uma particularidade do São José é ter uma participação importante no desenvolvimento da região, principalmente por ter contribuído com a educação de várias gerações. Como ilustração disso, há atualmente alunos que são filhos e netos de estudantes mais antigos. Isso confirma a credibilidade da escola e ocorre porque o vínculo do colégio com a comunidade é muito próximo. “Essa aproximação com as pessoas se dá pelo entendimento e acolhimento das particularidades de cada um, trabalhando a questão da espiritualidade, considerando e valorizando as crenças individuais”, completa a vice-diretora, Irmã Leda Inês Rabuske.

Ainda na questão da humanização, há a preocupação permanente com o bem-estar do aluno. “Promovemos atividades específicas com os jovens sobre temas diversos, como, por exemplo, o bullying. O São José trabalha para melhorar a qualidade das relações e para que o aluno conheça a si mesmo e entenda sua responsabilidade dentro da comunidade”, informa a psicóloga Jaqueline Tomedi.

Projeto Oxford e Learning Book entre as novidades

Dentro dos processos de ensino, duas novidades estão sendo implantadas na escola desde o ano passado. Uma delas é o projeto Oxford Quality, lançado na educação infantil em 2021 e que possibilita o aprofundamento da Língua Inglesa, diariamente, por meio de atividades lúdicas, tais como músicas, histórias e jogos.

Mais uma iniciativa, essa a partir deste ano, é o Learning Book, uma biblioteca digital de livros para os estudantes do 6o ano do ensino fundamental aos da 1a série do ensino médio. “A principal característica desse projeto é que não há mais livros físicos, com os alunos acessando o conteúdo didático por chromebooks”, informa a coordenadora pedagógica Marli Cardoso. Outro ponto a se destacar é o novo ensino médio, que iniciou sua aplicação a partir de 2022. Ao longo do período, os alunos podem direcionar o aprendizado de acordo com a área de interesse pessoal.

Campanha pretende arrecadar 150 mil tampinhas

Uma iniciativa para comemorar o aniversário de 150 anos é a campanha “Rumo aos 150 anos, rumo a 150 mil tampinhas”, na qual a comunidade escolar é convidada a arrecadar tampinhas a serem destinadas à Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança), de Novo Hamburgo, que as utiliza em suas ações sociais, como na aquisição de cadeiras de rodas. Até agora, já foram arrecadadas 80 mil tampinhas e pretende-se atingir os 150 mil até o final deste ano. Além desse projeto, conta a assessora administrativa Michele Dias, a escola tem um trabalho contínuo de apoio à Casa Caminho Clara-Francisco e à Apramor, ambas atuantes no acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade social. “O São José fornece alimentos, medicações e outros itens às duas instituições”, informa Michele.

Ações de aniversário

No dia 5 abril, está prevista a realização de uma missa especial para a comunidade escolar. Além desse, outros eventos religiosos também fazem parte das ações, como no dia 2 de abril, quando haverá a comemoração dos 150 anos da chegada das irmãs franciscanas, em vários pontos da cidade. E vão ocorrer missas nos dias 16, 17 e 18 de março na Igreja Santa Catarina, em São Leopoldo, em homenagem ao dia do patrono São José, que é 19 de março. Segundo Fabiane, estão previstas ainda para a semana de aniversário do colégio, oficinas criativas e jogos esportivos. Todos esses eventos programados seguirão os protocolos sanitários contra Covid-19.

Fonte: Jornal VS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui