Coletiva de imprensa do Grito dos Excluídos acontecerá no dia 27 de agosto, quinta-feira

739

“Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação!”. Esse é o lema da 26ª edição do Grito dos/as Excluídos/as, que tradicionalmente acontece todo 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

A escolha do lema anual dessa mobilização popular, realizada por todo Brasil, sempre dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) -, com a conjuntura política, social e econômica do país e com a luta dos movimentos sociais.

Neste ano, em particular, a crise sociosanitária imposta pela pandemia mundial de Covid-19 tomou relevância nesta articulação das pastorais, Igrejas e movimentos populares que, entre suas reivindicações históricas, trazem o direito à saúde pública de qualidade e a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dia D do Grito

Ainda que o sete de setembro seja a data que concentra as principais manifestações é importante enfatizar que o Grito dos/as Excluídos/as não acontece em apenas um dia, mas é um processo de reflexão que dura o ano todo. Nesse sentido, em 2020, estabeleceu-se o dia 7 de cada mês, antes e depois de setembro, como o Dia D do Grito, já que a exclusão é uma constante durante todo o ano, resultado de um sistema injusto.

Coletiva de imprensa

No próximo dia 27 de agosto, quinta-feira, às 16 horas, horário de Brasília, acontecerá a coletiva de imprensa sobre as mobilizações do Sete de Setembro e na Semana da Pátria, em todo o país.

A coletiva contará com a participação de dom Mário Antônio da Silva – bispo de Roraima, vice-presidente da CNBB, presidente da Cáritas Brasileira; Roselaine Mendes Ferreira – Representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), de Curitiba (PR); Rosilene Wansetto – Coordenação do Grito/Romaria dos Trabalhadores/as.

A mediação será feita pelo representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Cleiton Gomes da Silva.

Serviço

Data: 27/08 (quinta-feira)

Horário: 16 horas (de Brasilia)

Transmissão ao vivo pelo Facebook

Mais informações:

Ana Valim: (11) 99600-9938

Andreza do Carmo: (11) 97513-8627

Ari Alberti: (11) 99950-3506

Karina da Silva Pereira: (11) 99372-3919

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui