Convocação: JUFRA e OFS no grito dos/as excluídos/as 2018

653

Queridas irmãs, queridos irmãos,

A Juventude Franciscana do Brasil e a Ordem Franciscana Secular convidam a todas/os irmãs e irmãos a se unirem na 24ª edição do Grito dos/as Excluídos/as. Com o lema “Desigualdade Gera Violência: Chega de Privilégios”, as mobilizações populares denunciam a atual política de retirada de direitos e a violência institucional que beneficia as classes dominantes e massacra a maioria da população brasileira.

“O Brasil “democrático” foi construído com um desejo impetuoso das elites de dominar, acumular e lucrar mais e mais à custa do povo. É um Brasil que desrespeita os direitos fundamentais: à vida, à dignidade, a ter direitos. Nossa história é marcada pela violência e dominação através da guerra e extermínio dos povos originários (indígenas, negros e quilombolas), dos pobres, das mulheres e da juventude. Este sistema não nos suporta, não suporta os povos, os direitos. O acesso, ampliação e universalização dos direitos fundamentais conquistados e garantidos na Constituição Federal de 1988, e que não foram plenamente implementados e universalizados, hoje estão sendo ameaçados” (Rodas de Conversa – 24 Grito dos/as Excluídos/as).

Diante deste contexto, a JUFRA do Brasil e a Ordem Franciscana Secular também se unem a CNBB, pastorais, movimentos sociais, instituições e organizações da sociedade civil para o 24º Grito dos/as Excluídos/as. Reafirmamos ainda o “nosso compromisso com o Cristo pobre, Humilde e Crucificado tão amado por Francisco de Assis e tão desvelado no Pontificado de Francisco de Roma” (Carta da CFFB ao Papa Francisco).

Animem suas fraternidades, paróquias e comunidades para se juntarem nesta luta pelo fim da violência em suas diversas faces. Utilizem os materiais de apoio e juntem-se às manifestações espalhadas por todo o Brasil. Para baixar os materiais, clique aqui.

Seguimos juntos e juntas na vivência da Alegria do Evangelho à luz do carisma franciscano, buscando sempre “a vida em primeiro lugar”.

Fraternalmente,

Washington Lima dos Santos, JUFRA/OFS
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional da JUFRA do Brasil

Maria José Coelho, OFS
Ministro Nacional da OFS

Igor Bastos, JUFRA
Secretário Nacional de DHJUPIC
Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Hélio Gouvêa, OFS
Coordenador de JPIC
Justiça, Paz e Integridade da Criação

Disponível em: Blog DHJUPIC

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui