Curso de Animadores Laudato Si’: Movimento Católico Global pelo Clima abre inscrições para nova turma ou Movimento Católico Global pelo Clima abre vagas para o Curso de Animadores Laudato Si’

270

Já estão abertas as inscrições para o Curso de Animadores Laudato Si’ promovido pelo Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC). O curso, que acontece duas vezes por ano em cinco línguas (português, inglês, espanhol, Italiano e polonês), tem por objetivo formar e conectar lideranças que inspirem suas comunidades locais a cuidarem da criação, ouvindo “tanto o grito da terra, como o grito dos pobres”.

Com início em abril, o treinamento 100% online e gratuito é voltado para todas as idades e níveis de formação e traz uma profunda reflexão e estudo sobre a encíclica histórica do Papa Francisco, a Laudato Si’. A metodologia do treinamento segue a doutrina social da Igreja (VER-JULGAR-AGIR-CELEBRAR) e traz em sua estrutura, uma formação com 04 etapas:

Conferências temáticas – Estudo da Laudato Si’ com conferencistas especialistas. Ao todo são 03 conferências: VER-JULGAR-AGIR.

Conferências interativas – os animadores poderão interagir com os demais participantes e com a equipe organizadora em preparação ao projeto final.

Projeto final – parte prática realizada por cada Animador(a).

Celebração – cerimônia de entrega do certificado internacional

Segundo Juliana Almeida, Animadora Laudato Si’ da turma 2020.2, conhecer a Laudato Si’, foi um ponto de virada não somente na sua vida como também em toda a família. “Minha conversão ecológica iniciou no fim de 2019, quando comecei a escutar e me informar sobre a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que me incentivou a perceber como o cuidado e o olhar pela Casa Comum é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária.

Antes, não havia percebido como tudo é interligado”, conta a arquiteta carioca. “O ponto de grande mudança foi conhecer tantas pessoas motivadas pelo Papa, a transformar a nossa Casa. Eu não tinha noção da proporção mundial desse movimento, e me senti acolhida e motivada a participar também. Eu e meu irmão passamos pela a conversão ecológica juntos, e decidimos adotar um novo estilo de vida. Começamos a estudar e fomos mudando aos poucos nossas ações. Logo nossos pais começaram a ser instigados a passar pela conversão. O curso de formação foi incrível, me fez entender e aprofundar os estudos da encíclica e também me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, companheiros na busca por um mundo melhor”, comenta.

Já no estado brasileiro do Amazonas, Joce Mendes, Animadora Laudato Si’ afirma que a encíclica “é a esperança de poder sonhar com novos céus e nova terra, para transformar a nós mesmos em novas mulheres e homens.” Ela que trabalha com Arte educadora na Casa Mamãe Margarida (Salesiana), e atua como atriz na companhia de arte Uatê conta que, a Laudato Si’ “representa uma mobilização interna e externa para o reencantamento com a nossa casa comum, a escuta da Amazônia, com as criaturas e acima de tudo representa o grito de Deus pela Mãe Terra”.

Mais sobre o Curso

Os Animadores Laudato Si’ são líderes locais que buscam viver a Laudato Si’ em suas próprias vidas, assim como inspirar e motivar outros em suas comunidades para também viverem a Laudato Si’. Já são mais de cinco mil Animadores Laudato Si’ formados em todo o mundo. “Precisamos de uns aos outros nesta jornada por um futuro melhor. Trabalhando juntos na construção de um movimento popular pela superação da crise ecológica e da emergência climática.”

Sobre o Movimento

O Movimento Católico Global pelo Clima (GCCM) serve à família católica em todo o mundo para transformar a encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’, em ação pela justiça climática, passando por nossa própria conversão ecológica, transformando nossos estilos de vida e pedindo políticas públicas ousadas junto com movimento climático.

Para acessar o site do GCCM, clique aqui.

Seja um (a) Animador (a) Laudato Si’. Clique aqui e faça sua inscrição para a nova turma 2021.1.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia,
    estou fechando um material sobre o curso Animadores Laudato si’ e não consegui encontrar no site a informação se, mesmo o curso em PORTUGUÊS tendo começado em 5 de abril, ainda dá tempo para as pessoas se inscreveram?

    Obrigada e bom trabalho,
    Andressa Collet – Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui