Curso de educação popular discute a partir desta quarta (08) a influência da mídia nas religiões

911

Um curso na cidade de São Paulo (SP) irá discutir, entre os dias 08 e 16 de janeiro, a influência da mídia nas religiões e os debates que ocorrem na sociedade em nome da fé, entre outros temas. Trata-se de mais uma edição do Curso de Verão, realizado anualmente desde 1988 pelo Ceseep (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular) no campus Monte Alegre, no bairro de Perdizes, da PUC-SP.

A 33ª edição do Curso de Verão irá reunir novamente centenas de pessoas interessadas de todo o país, pertencentes de forma predominante a comunidades religiosas e movimentos populares, para discutir e estudar por meio do diálogo interreligioso o tema deste ano: “Espiritualidade na cidade: por uma dimensão libertadora”.

Já passaram pela equipe de assessoria, em décadas de realização do curso, figuras conhecidas em movimentos religiosos e políticos como o teólogo Leonardo Boff, a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina, o economista Marcio Pochmann e a teóloga feminista Ivone Gebara.

“Vamos, ao invés de demonizar as mídias como influenciadoras, tentar entender como podem mediar processos de busca, tanto em relação à espiritualidade, como em relação à compreensão do mundo”, afirma a jornalista e doutora em ciências da comunicação, Magali Cunha Nascimento, responsável por uma das palestras desse ano, com o tema “Influência das mídias no campo religioso: disputas e confrontos em nome da fé”.

O curso ainda contará na equipe de assessoria com o filósofo e teólogo Faustino Teixeira; a educadora e biblista popular Maria Soave; o vigário epicospal da Pastoral do Povo da Rua em São Paulo, Julio Lancellotti; e o monge beneditino, teólogo e escritor brasileiro Marcelo Barros. O economista e fundador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, será responsável uma palestra de análise de conjuntura política e econômica do país na celebração de abertura do curso.

Para Cecília Franco, responsável pela coordenação do Curso de Verão, a edição desse ano será importante por permitir aos cursistas refletirem como vivem a espiritualidade no dia a dia do convívio de uma cidade. “Vamos no curso aprofundar e partilhar a espiritualidade libertadora, que move, dá sentido para a sua vida e faz a gente seguir aquele caminho longo da justiça”, reflete.

O Curso de Verão é um curso nacional organizado e realizado de forma coletiva e voluntária com a participação tanto da equipe de organização, quanto de cursistas. É oferecida hospedagem solidária para estudantes que vêm de outros locais do país e há também a presença de cursistas estrangeiros. O valor da inscrição é utilizado para custear a alimentação e outros gastos do mutirão.

Os estudantes assistem e participam de assessorias na parte da manhã e, no período da tarde, são divididos em oficinas com temas específicos como “Jogos e Circularidades indígenas e afro-brasileiras”, “Arte e Educação Popular”, “Juventude e Direitos”, “Espiritualidade Feminista” e “Música” e “Diversidade, cidadania e bem viver”.

Em 2019, o Curso de Verão se destacou pela presença de cursistas imigrantes e refugiados e teve como tema “Por uma cidade acolhedora: somos todos migrantes”.

Mais informações sobre o CV 2020 no site

Transmissão ao vivo, às 14h:
1º Dia – Curso de Verão 2020 (08/01/20)
Celebração de Abertura / Análise de Conjuntura
João P. Stédile

Informações para a imprensa

Arthur Gandini
E-mail: arthurgandini@gmail.com
Cel/whatsapp: (11) 98723-2520

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui