Curso de especialização “Pastoral numa Igreja em Saída” dos Jesuítas

455

Prezado(a) Senhor(a),

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promove o Curso de especialização “Pastoral numa Igreja em Saída”, voltado para agentes e coordenadores de pastoral. As inspirações e intuições provocadas pelo Papa Francisco na Exortação Pós Sinodal Evangelii Gaudium (EG) levaram à criação deste curso, que quer ser uma resposta, um sopro novo do Espírito, aos desafios que a Igreja enfrenta diante de um pastoral muitas vezes fragmentada.

Vimos, pois, convidá-lo(a) a indicar pessoas que possam vivenciar a rica experiência deste curso que já se encontra em sua quarta edição, e que foi estruturado a partir da análise da realidade da ação evangelizadora e pastoral da Igreja e da necessidade de propor ao agente de pastoral, sobretudo, da coordenação de pastoral, uma formação e espiritualidade, que lhe deem condições de dar respostas em suas diversas frentes de atuação.

Veja depoimentos de dois ex-participantes do curso:

“Fiz o curso e, para mim, foi muito importante e significativo, pois me deu condições de embasar o trabalho pastoral em nível diocesano e de organizar o processo da assembleia diocesana de pastoral. O curso nos ajuda a perceber a necessidade da Igreja dialogar com o mundo, tão complexo e desafiador. Recomendo a todos que puderem, a realizarem o curso que contribui em muito para o trabalho pastoral e para a ação evangelizadora”

Pe. Marinaldo Serafim, coordenador da ação evangelizadora da diocese de Colatina (ES) e orientador do Curso Propedêutico na mesma diocese.

“O curso de especialização “Pastoral numa Igreja em saída” oferecido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia é um curso formidável. O objetivo do curso está em profunda sintonia com a teologia pastoral do Papa Francisco e com os desafios exigidos pelo presente. Quando participei desse curso, eu trabalhava em uma realidade paroquial profundamente desafiadora e com a qual eu não estava conseguindo caminhar. Esse curso me ajudou muito a lidar com os desafios que por hora se apresentavam. Como seria bom se todos os bispos e padres fizessem o caminho proposto pela Faculdade Jesuíta nesse curso. Nossas Dioceses e Paróquias passariam por uma grande transformação.”

Pe. Dênis Cândido da Silva, diocese de Luz (MG)

Público-alvo

Presbíteros, diáconos, religiosos/as e leigos/as que atuam em coordenação pastoral de paróquias, dioceses, regionais e de pastorais específicas.

Carga horária: 360h/aula, distribuídas em três módulos intensivos em julho (2021) e janeiro e julho (2022). (O primeiro módulo será on-line, em função da pandemia, e terá início em 5 de julho. Os módulos seguintes serão presenciais ou on-line, a partir de uma avaliação da situação da pandemia no momento)

Promoção e realização: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Apoio: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Centro Cultural Missionário (CCM)

Matrículas: até 5 de junho de 2021

Informações: secextensao@faculdadejesuita.edu.br ou (31) 98248-2985, com Rosilene.

Cordialmente,

Pe. Geraldo De Mori, sj

Fonte: CRB Nacional

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui