Dias de encontro, oração, partilha…

605

“O Senhor fez em mim maravilhas” (Lc 1,46-55)

Em pleno tempo de pandemia do Coronavírus, a Província “Imaculado Coração de Maria” realizou, de 21 a 23 de setembro o retiro provincial, na Casa Mãe, em Rodeio.

Com os cuidados recomendados pela Vigilância Sanitária, vinte e nove Irmãs participaram dos três dias de encontro, escuta, partilha, reflexão, oração. O retiro foi coordenado pela Ministra Provincial Irmã Ivonete Gardini, orientado e animado por Irmã Izaura Souza Cordeiro que encantou as irmãs com seu jeito fraterno, palavra sábias e profundas, pronunciadas de maneira simples e com dinâmicas envolventes.

Três dias de “visita”, de Maria a Isabel e da visita de Deus ao coração. Dias para rever, retomar, revisitar, reabastecer, escutar Deus que fala e interpela.

O tema foi “O Senhor fez em mim maravilhas” (Lc 1,46-55) , e o símbolo motivador, em todo o retiro, o coração. As irmãs foram convidadas, com Maria, a visitar a casa de Isabel, participar do Mistério de Deus acontecendo na historia e acolher também as visitas, as surpresas e as manifestações de Deus na vida pessoal, na vida comunitária, na atual conjuntura política e na Casa Comum. E então, com Maria exclamar: “O Senhor fez em mim maravilhas”.

Sendo assim, no primeiro dia a meditação teve como ponto central a FÉ, no segundo a ESPERANÇA e no terceiro o AMOR. No símbolo coração estas virtudes foram manifestadas em diferentes momentos. As alegrias vividas, à luz das alegrias de Maria, de Isabel, fruto da fé, da esperança e do amor, as angustias, desafios, incertezas, esperanças e perspectivas, ocuparam as irmãs nos momentos de silêncio e oração.

No símbolo coração, foram registrados os limites, fragilidades e pecados, que dificultam vivermos a alegria de cantarmos as maravilhas de Deus. Este símbolo em papel, foi diluído num cântaro com água, depositado na terra, e plantada a flor da primavera. Uma linda celebração penitencial ao cantar a “alegria de ser perdoadas no amor”.

O retiro encerrou com a celebração eucarística durante a qual todas as Irmã receberam o Sacramento da Unção dos Enfermos. Num grande hino de louvor apresentaram o coração cheio das alegrias e das maravilhas recolhidas com bom proposito após esses dias de caminhada na presença de Maria, fazendo a oferta, “toma, Senhor, que ele é teu! Meu coração não é meu!”

Com o coração alegre e feliz, cada uma foi convidada a continuar cantando as maravilhas que Deus realiza em mim e através de mim!

Por: Irmã Celestina Zardo

Fonte: CICAF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui