Diferença entre a JUFRA e os Grupos Jovens Paroquiais

627

Hoje, em nossa Igreja Universal possuímos diversos carismas e espiritualidades, que a enriquecem como um todo. E nós, jovens, com nossa diversidade e pluralidade, somos membros atuantes nesses locais. Mas toda esta diversidade precisa caminhar em unidade, como parte de um mesmo corpo, onde trabalhando juntos, cada um ao seu modo, beneficiaremos outros jovens, comunidades e a nossa sociedade em si, demonstrando uma grande convicção no seguimento de Jesus Cristo.

Grande parte da juventude está inserida nos , em suas comunidades de base, e este é um espaço onde o jovem realmente cresce. Estes encontros buscam uma formação integral, que contempla as dimensões afetiva, social, espiritual, política e técnica, capacitando-os para a evangelização e para o exercício da cidadania. Ser grupo jovem é ser comunidade; é ser presença viva e pastoral em sua paróquia, bairro e cidade.

E a Juventude Franciscana (JUFRA) não destoa disso. Muito pelo contrário, a ela estão somadas todas essas formações de crescimento espiritual e humano, porém vai mais além. Fazer parte da JUFRA é estar em um aprofundamento da própria vocação no âmbito da Ordem Franciscana Secular (OFS), seguindo o carisma franciscano.

Nós, jufristas, somos motivados a viver os valores de conversão evangélica, vida de oração, pobreza de espírito, fraternidade, apostolado e inserção no mundo. Além disso, entre tantos documentos e diretrizes, há a Regra da OFS como inspiração para o crescimento vocacional.

Sendo assim, a essência do grupo jovem paroquial está presente nas fraternidades de JUFRA, mas vamos mais além, buscamos um ideal de vida, seguindo os passos do nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis rumo ao compromisso de vida na OFS.

Publicado por Frei Augusto Luiz Gabriel


Religioso franciscano é natural de Xaxim (SC). Graduado em Filosofia pela FAE – Centro Universitário de Curitiba (PR), atualmente cursa o 3º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ). Amante da comunicação religiosa, atua como fotógrafo, editor e produtor de conteúdo.

Fonte: Conexão Fraterna

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui