Dom Biasin fala sobre como a CNBB avançou na caminhada ecumênica e no diálogo inter-religioso ao longo de seus 70 anos

394

No terceiro vídeo da série  “Testemunhos CNBB 70 anos”, o bispo emérito da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin, destaca como a perspectiva ecumênica foi sendo vivenciada ao longo da história da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O religioso foi eleito, dia 11 de maio de 2011, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, função que exerceu até a 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, de 1º a 10 de maio de 2019. Atualmente, dom Biasin preside a Comissão Especial para os Bispos Eméritos da entidade.

A primeira vez que o ecumenismo apareceu explicitamente num documento oficial da CNBB, segundo o bispo emérito, foi no Plano de Pastoral de Conjunto em 1966 como parte do trabalho de evangelização implementado pela entidade.

O bispo conta que foi nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora de 1975 que a dimensão ecumênica ganhou espaço dentro da quinta dimensão da ação pastoral da Igreja no Brasil. “Ao longo dos anos todos, dentro das diretrizes, a dimensão ecumênica manteve muito viva esta realidade e a dimensão do diálogo com outras igrejas e o diálogo inter-religioso”, apontou.

Ele destaca também que a CNBB participou da criação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) que tem como base teológica a unidade, fundamentada na fé comum, como vocação de todos os cristãos. A Declaração Conjunta e o reconhecimento do Batismo entre todos as Igrejas membros articuladas pelo Conic em 2006 foi outro avanço na caminhada ecumênica apontado pelo bispo.

“Como membro da CNBB, agora como bispo emérito, sempre a considerei como a expressão mais bonita, fraterna da comunhão que existe entre nós bispos e, sobretudo, da responsabilidade que temos para com a Igreja no Brasil. Que a CNBB continue firme no caminho. Temos muitos desafios pela frente mas o Espírito Santo de Deus está presente”, disse.

Conheça no vídeo abaixo outros avanços da caminhada ecumênica da CNBB ao longo dos 70 anos destacados por dom Biasin:

Seminário CNBB 70 anos

O Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove de 26 a 28 de julho deste ano, em formato virtual, o Seminário CNBB 70 anos”, como parte da programação do Ano Jubilar de aniversário da CNBB. Os participantes serão certificados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O evento será em formato virtual, das 9h às 17h.

O seminário vai trabalhar com as perspectivas do ver, julgar e agir e contar com nove palestras. Entre os convidados, estão o coordenador geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), padre José Oscar Beozzo; a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, entre outros nomes de referência na Igreja no Brasil.

Confira a programação Seminário CNBB 70 anos

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado também integram o grupo de expositores do seminário.

Segundo o secretário executivo do INAPAZ, padre Danilo Pinto dos Santos, a organização do evento buscou, na curadoria dos nomes, considerar pessoas que participaram de momentos históricos da Conferência Episcopal e pessoas que aprofundaram, por pesquisas e reflexões, o papel da instituição no âmbito interno da Igreja no Brasil e do seu diálogo com a sociedade ao longo dos 70 anos”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho, no hotsite CNBB 70 anos, criado especialmente para celebrar as sete décadas de história e missão da CNBB. Bispos, assessores nacionais e secretários executivos regionais da CNBB contarão com isenção da taxa de inscrição desde que se inscrevam no prazo. Para os demais participantes, o investimento é R$ 100,00.

Faça a sua inscrição:
As inscrições encontram-se abertas até 10 de julho e podem ser feitas aqui no link abaixo:

INCRIÇÕES ao Seminário 70 Anos da CNBB – CiaTicket

Fonte: CNBB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui