Entrevista com Franciscano que foi preso nos EUA em manifestação contra política imigratória de Trump

797

Frei Joseph Nangle (87) é franciscano, pertence à Ordem dos Frades Menores (OFM) e serviu como missionário na Bolívia por mais de 15 anos, foi por mais 12 co-diretor do Serviço Missionário Franciscano e na última quinta-feira foi preso, juntamente com 70 outros católicos, por protestar contra a política de imigração do governo de Donald Trump.

Frei Joseph agora responde a algumas perguntas sobre pazybien.es e destaca a grave situação em que os migrantes vivem devido às medidas da administração americana.

A partir do carisma franciscano que motiva você a realizar tais ações, mesmo colocando em risco a sua própria segurança?

Obrigado por esta oportunidade de explicar um pouco mais certos esforços franciscanos contra os muitos crimes cometidos pela Administração Trump, particularmente o que fizemos com um grande grupo de católicos Na quinta-feira, 18 deste.

O carisma de São Francisco se presta em nosso tempo, especialmente nos EUA, a ações proféticas contra crimes contra a humanidade feitas por nosso governo neste momento. São Francisco deu o tom a este respeito com sua perigosa viagem ao Egito na época das cruzadas. Nós não podemos fazer menos agora.

Como os franciscanos e franciscanos nos Estados Unidos promovem a cultura do encontro e a integração social dos migrantes?

Em todos os lugares do nosso país, especialmente no trabalho pastoral, o nosso hábito é uma luz e esperança para os irmãos e irmãs da América Latina. Acredito que cada irmão e irmã franciscana percebe o papel crucial que desempenhamos com eles que estão tentando viver em paz em nosso país.

Como os franciscanos de outros países podem se unir e colaborar em suas ações contra as políticas de morte da administração Trump?

É uma questão fundamental. Precisamos de palavras de encorajamento, desafio e até mesmo da demanda dos irmãos de outros países para que joguem mais e mais claramente nossa vocação profética dentro do Império Americano hoje.

O que você diria aos católicos nos EUA e no resto do mundo que apóiam as políticas de Donald Trump?

A colaboração e apoio ao horror do trumpismo por nossos irmãos e irmãs cristãos / católicos é uma tragédia, um escândalo e algo incrível. É por isso que o exemplo franciscano contra tudo isso é essencial. É uma questão, penso eu, das palavras e ações de Jesus “ai de vós, fariseus”.

Podemos ter esperança de que a situação atual possa ser revertida?

Sempre há esperança. Politicamente, ansiamos por uma mudança radical com as eleições de 2020. Em termos de nossa fé, nos consolamos com as palavras de Deus do Profeta Isaías: “Consuelo, Consuelo … Seu teste acabou. Eu ouvi o clamor do meu povo”.

Você pretende repetir ações como as do Capitólio? Quais consequências legais isso pode ter para você?

Acredito que o que fizemos neste dia de 18 de julho pode muito bem – deve – ser repetido constantemente, especialmente pelos católicos norte-americanos. Eu chamaria meus irmãos frades, juntamente com as irmãs franciscanas, para fazer parte do que pode ser um grande movimento pela justiça para “os pequenos”. Parece-me que este movimento poderia promover uma necessária renovação e revitalização da comunidade franciscana neste país.

Frei José também destacou, durante a coletiva de imprensa na última quinta-feira, o que é definido como “pecado nacional original”: apesar da grande retórica sobre liberdade e independência, a declaração fundadora de nosso país foi atormentada por racismo e misoginia. Escrito por vários proprietários de escravos e excluindo as mulheres do direito de comentar sobre a vida pública do país, o documento continha um grande insulto aos americanos originais.

Na Declaração de Independência de 1776, a única referência aos povos nativos americanos era se afastar de “nossas Fronteiras, para os implacáveis índios selvagens e sem dinheiro, cuja conhecida Regra de Luta é a Destruição sem distinção de Idade, Sexo ou Condição”.

Agora, mais de duzentos anos depois, pensávamos que aqueles pecados, pelo menos, haviam começado a ser superados. A escravidão foi oficialmente abolida; as mulheres receberam o direito de voto no início do século XX; e o movimento dos direitos civis da década de 1960 abordou as persistentes injustiças em relação aos afro-americanos.

No entanto, nos dias de hoje, Donald Trump nos arrasta de volta para esses tempos sombrios com uma combinação de medo irracional, ódio de pessoas que não são como ele e pura crueldade.

O que é quase pior, são os chamados cristãos que apoiam, aplaudem e permitem que esta descida a uma nova era das trevas nos Estados Unidos.

Hoje fazemos as nossas próprias palavras do bispo católico de El Paso, Mark Seitz, quando vê os horrores diários que ocorrem entre a sua cidade e Ciudad Juárez: “Este governo e esta sociedade não estão bem. Sofremos um endurecimento do coração que ameaça a vida”.

Fonte: Blog Fala Chico

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui