Equipe Nacional de Formação lança proposta de Celebração para o Dia Mundial dos Enfermos

1065

Download

A Equipe Nacional de Formação da OFS do Brasil disponibiliza uma proposta para a Celebração do Dia Mundial dos Enfermos, em 11 de fevereiro.

Aos Coordenadores Regionais e Locais do SEI

Queridos Irmãos e Irmãs,

Que a paz de Cristo more em nossos corações para que possamos transmiti-la a todos, por meio de palavras de reconciliação e atitudes onde se revelem a paciência, a humildade e a mansidão absorvidas do Coração Sagrado de Jesus.

Lembremo-nos sempre de que somos todos filhos de Deus. Seguimos o Evangelho de Jesus Cristo, a exemplo de Francisco de Assis. Sendo assim, nossa vocação é procurar amar, viver e sentir como Jesus amou, viveu e sentiu. Ele nos deu de presente Maria, sua Mãe, como Mãe e Mestra, e Francisco, seu amigo apaixonado, como guia e modelo. Portanto, façamos como nosso pai seráfico, acolhendo seus ensinamentos, alimentando-nos de seu Corpo e Sangue, vivendo em contínua ação de graças por nossa vocação franciscana secular.

A ação de graças não pode ser separada da ação concreta. Por isso, o grande amor que guardamos em nossa alma, tem urgência de se derramar sobre aquelas e aqueles que mais necessitam de cuidados especiais: nossos irmãos e irmãs do SEI.

Fiquemos, porém, atentos! Eles precisam de nossa presença fraterna, de nossa atenção carinhosa, de nossa alegria franciscana e nós, carecemos de seu olhar sereno e terno, de suas palavras sábias, de seus braços abertos para nos puxar para perto de si e nos oferecer aconchego. Constatando essa realidade, reconheçamos em cada irmão e irmã do SEI, o potencial de animação vocacional e busquemos ajudá-CARTAlos a descobrir que a riqueza de seu testemunho, também no sofrimento de uma enfermidade, promove nos seus familiares, naqueles que lhes são próximos e em nós seus irmãos e irmãs ainda ativos, a alegria de encontrar na espiritualidade franciscana secular, um modo de viver o “ser cristão”.

Os serviços de Promoção Vocacional e JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação, em seus últimos documentos podem nos ajudar a criar celebrações, montar roteiros de visita, discernir maneiras de viver uma animação recíproca: Fraternidade/SEI. Busquemos conhecê-los.

Eis um trecho do documento final JPIC – Identidade, Apostolado e Profecia: “Incentivar as Fraternidades a compreenderem os diversos níveis de dimensão caritativa: assistência, promoção, transformação. ” Podemos, em nossas Fraternidades, ler, discutir e chegar a conclusões que enriqueçam e animem nossas ações.

Foi-nos oferecido também o Projeto Vocacional +1, da OFS do Brasil. Elaborado pelo Irmão Devanir Reis, Coordenador Nacional de Promoção Vocacional, e que precisa se tornar realidade. Nosso irmão esclarece e incentiva:

“O Artigo 45 das nossas Constituições Gerais dizem que a promoção das vocações para a Ordem é dever de todos os irmãos; isto vale também para nossos jovens a mais tempo do SEI. Nossos irmãos enfermos e idosos podem e devem promover vocações com a sua maneira de ser e viver no mundo, acolhendo esta etapa de sua vida como uma graça Divina. Que os irmãos do SEI possam ter a alegria de viver a velhice e a enfermidade sendo presença viva de Deus para o outro, animando e promovendo novas vocações.”

Saibamos que o serviço prestado com carinhosa atenção, responsabilidade e amor fraterno, são para nós a segurança de que seremos mais tarde acolhidos com o mesmo amor e cuidados pelos nossos irmãos da Fraternidade a que pertencemos.

Para que essa dinâmica amorosa se torne realidade, se fortaleça e nos dê muita alegria, recomendamos:

  •  Levar aos irmãos e irmãs do SEI, material que os mantenham informados sobre a vida da Fraternidade e os mantenham sempre em contato com sua vocação, sentindo-se amados e pertencentes à Fraternidade na qual conviveram fraternalmente e serviram com alegria.
  •  Ajudá-los a perceber que sua limitação abre espaço para uma maior intimidade com o Senhor, e sua oração cheia de fé firme resgata a esperança certa e promove a caridade perfeita que Francisco pediu ao Crucificado de São Damião.
  • Na medida da organização de cada Fraternidade, que nas visitas às irmãs e aos irmãos do SEI, envolvam irmãos/ãs formandos/as para acompanharem os professos já experientes, promovendo e alimentando assim, a vocação desses novos irmãos/ãs que chegam à Fraternidade.

No dia 11 de fevereiro se celebra o Dia Mundial do Enfermo. A Mensagem do Papa Francisco para esse dia, diz que Jesus dirige este convite aos doentes e oprimidos, aos pobres cientes de dependerem de Deus para a cura de que necessitam sob o peso da provação que os atingiu: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos”. Essa Mensagem de nosso Papa nos ajudará a celebrar o dia 11, dia de Nossa Senhora de Lourdes e Dia Mundial dos Enfermos, com nossos irmãos e irmãs do SEI.

A Paz do Senhor e todo o Bem estejam sempre com todos vocês, queridos e queridas irmãs.

Equipe Nacional de Formação da OFS

Fonte: Ordem Franciscana Secular

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui