Escola de Preparação para Animadores e Animadoras Vocacionais

47

O tema vocacional sempre é destaque na Igreja e na sociedade. Garantir uma eficaz formação daqueles que trabalham especificamente nesta área é uma das tarefas do IPV, através de seu Departamento de Formação Dom Joel Ivo Catapan. Uma preparação inadequada leva a um relativismo pastoral e à fragilidade daqueles que acompanham jovens e adolescentes, vocacionados e vocacionadas.

Somos iluminados pelos últimos Sínodos dos Bispos, com temas relacionados à Família, à Juventude e à Ecologia. Tivemos o 4º Congresso Vocacional do Brasil, realizado em setembro de 2019, cujas conclusões – lançadas no início de 2020 – iluminam também o agir pastoral nos próximos anos.

Devido ao contexto de Pandemia, o IPV organizou a Escola Vocacional por videoconferência ou webinar. Serão quatro momentos, aos sábados, com quatro assessores nas quatro temáticas que compõem o plano de curso. Cada encontro com 100 minutos de duração, totalizando quase 7 horas de formação.

Objetivo Geral

Capacitar, através do estudo e reflexão, animadores e animadoras vocacionais, em vista do serviço às vocações na e para a Igreja no Brasil, de modo que a dimensão vocacional se torne, cada vez mais, uma ação conatural e essencial à missão evangelizadora das cristãs e dos cristãos que animam as comunidades.

Objetivos específicos

  •  Estudar e aprofundar a Teologia da Vocação, nas dimensões Antropológica, Cristológica e Eclesiológica, à luz dos recentes documentos do Magistério, lidos em ótica vocacional;
  • Compreender e respeitar o processo vocacional dos vocacionados e das vocacionadas, dentro de um Itinerário Vocacional, com suas etapas (Despertar, Discernir, Acompanhar e Cultivar);
  • Desenvolver uma metodologia vocacional, a fim de propiciar adequado Planejamento Estratégico do Serviço de Animação Vocacional;
  • Ajudar os acompanhadores vocacionais em sua missão de auxiliar no discernimento vocacional.

Público alvo

Cristãos leigos e leigas, pessoas de vida consagrada e ministros ordenados, que atuam ou desejam atuar no Serviço de Animação Vocacional.

Os módulos

1. Despertar para Sonhar, um grito pela Vida (cf. QA)
o porquê de uma Teologia e Eclesiologia de Comunhão

Com Frei Vanildo Zugno, dia 27 de fevereiro de 2021, das 16 às 17h40.

A partir da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia, do papa Francisco, abordar a importância de “sonhar” com uma Igreja Comunhão, que contribua na construção de um mundo melhor, com mais vida para todos.

2. Alegrai-vos e exultai, chamados à santidade (cf. GE)
aprofundando a vocação de ser humano

Com Pe. Valdecir Ferreira, dia 06 de março de 2021, das 16 às 17h40.

A partir da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do papa Francisco, abordar a Antropologia Vocacional e o sentido de vida, num processo de “retorno ao Paraíso”, após reaprender a ser humano.

3. Ser para os outros, em busca da vocação (cf. ChV 253)
a importância do Itinerário Vocacional

Com Ir. Annette Havenne, dia 13 de março de 2021, das 16 às 17h40.

A partir da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, do papa Francisco, abordar a importância do processo vocacional, especialmente das Juventudes, em particular as etapas do discernimento e acompanhamento.

Mostrar aos animadores vocacionais o quão importante é despertar o jovem para a descoberta do “eu” como missão, serviço ao outro, na gratuidade, com alegria (cf. ChV 253-258).

4. O Planejamento Estratégico no SAV/PV
do objetivo geral à avaliação, um processo

Com Pe. Geraldo Tadeu Furtado, dia 20 de março de 2021, das 16 às 17h40.

Apresentar a grande importância de se elaborar um planejamento estratégico do serviço de animação vocacional, com seus projetos, programas, meios e recursos, de maneira participativa e no espírito de comunhão.

Os temas das oficinas seriam…

1) Transformando sonhos em realidade: construindo um projeto de vida

2) Elaborando um planejamento/plano de ação vocacional

3) Critérios psicológicos para o acompanhamento vocacional

4) Ferramentas para o acompanhamento vocacional nas redes sociais

Datas das oficinas

– 15 e 22 de maio nos mesmos horários das formações

– Cada participante poderá optar por 2 oficinas;

Valor da inscrição – R$ 100,00 (pacote completo)

Saiba mais AQUI

Fonte: Instituto de Pastoral Vocacional 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui