Espaço Frater e os Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais promovem um curso online com o tema “Francisco e o Sultão: um convite ao diálogo e à paz.”

1807

O Espaço Frater e os Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais estão promovendo um curso TOTALMENTE GRATUITO e online com o tema: Francisco e o Sultão: um convite ao diálogo e à paz.

Para o Franciscanismo, o ano de 2019 evoca uma memória muito importante: os 800 anos do encontro de São Francisco com o sultão Malek-al-Kamil. Francisco, ao encontrar-se com o sultão no Egito, nos provoca a conhecer e respeitar outras tradições religiosas e nos ensina o caminho da abertura dialogal, da cultura da paz e da não violência. A memória desse encontro emerge como um apelo de reflexão, sobretudo quando dirigido a uma sociedade tão marcada pelo individualismo, em que a soberania econômica sufoca o valor da vida e os discursos de ódio produzem a cultura da violência e não da compaixão. Desse modo, o curso pretende possibilitar uma chave hermenêutica para a vivência da espiritualidade em geral, especialmente a franciscana, e para a ação pastoral e social.

Ementa

O curso será desenvolvido em quatro eixos fundamentais. O primeiro trabalhará São Francisco de Assis em seu contexto histórico, bem como sua vida e seu movimento. O segundo buscará apresentar uma introdução ao conhecimento do Islã, sua história, seus pilares e seu desenvolvimento. O terceiro apresentará o encontro de Francisco com o sultão Malek-al-Kamil e sua documentação nas Fontes Franciscanas. E, por fim, o quarto mostrará as ressonâncias desse encontro para a reflexão da contemporaneidade.

Metodologia

O percurso proposto se realizará por meio da leitura de textos, indicação de bibliografias variadas, auxílio de representações imagéticas, vídeos explicativos, documentários e músicas.

Para fazer sua inscrição e mais informações acesse AQUI.

Fonte: Espaço Fater

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui