Espírito de Damieta – Celebrando 800 anos do Encontro de São Francisco com o Sultão

669

“Era o ano de 1219 quando Francisco de Assis, em meio às Cruzadas e ao clima de violência e conflito delas decorrente, decidiu dar a sua contribuição para promover a paz, com a bênção e permissão do Papa Honório III.

Assim, enquanto as duas margens do Mediterrâneo eram marcadas pelo ódio, o “Pobre de Assis” foi a Damietta, a poucos quilômetros de distância do Cairo para conversar com o Sultão do Egito Malik al Kamil, fazendo com que o Evangelho se encontrasse com o Alcorão. Um gesto inesperado, forte nas intenções e implicações, mas que permaneceu por muito tempo “pouco glorioso”, sendo considerado até mesmo pela maioria como um fracasso.

Mas desejo do próprio Francisco de Assis em ir até os muçulmanos, sem bolsa nem alforje, com a única arma do respeito, que se coloca como caminho ainda hoje para buscar o entendimento e harmonia entre Oriente e Ocidente.

O Pobrezinho de Assis, com sua visão de evangelização e com suas ações, faz parte de toda outra lógica, desconhecida na época, e acaba até mesmo por prever a derrota aos cruzados.” (VATICAN NEWS)

Reuniremos as Religiões e Igrejas para rememorar este encontro e juntos repetirmos o gesto de paz deixado por São Francisco Assis.

Neste encontro, “todos seremos um”!

Data 21/09

Horário: 19h30

Local: Irmãs Capuchinhas – Igreja Santa Rosa do Viterbo – Fortaleza CE

Para saber mais acesse a Página do Evento no Facebook.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui