Experiência Assis – 2022 – Assis, Itália

2058

 

E, finalmente, após a etapa em Roma, partimos para Assis, Itália. Louvamos e agradecemos a Deus pela caminhada até aqui e, não podemos deixar de expressar nossa gratidão pela presença fraterna e atenta de Frei Celso Márcio Teixeira, OFM, Denise Marum, OFS, e Irmã Cleusa A. Neves, cfa, nossos coordenadores. Todos nós louvamos e agradecemos a Deus por esta dádiva e expressamos nossa gratidão cantando: “Demos graças ao Senhor demos graças. Demos graças ao Senhor”.

Com o coração em festa, chegamos em Assis

e a dinâmica da Experiência Assis continua com seus momentos de estudo…

Oração e visitação dos lugares Franciscanos

Nosso grupo vivenciou momentos marcantes e de grande emoção: visita a São Damião, à Basílica de Santa Clara, ao Eremitério do Cárcere, onde passamos o dia em oração e contemplação e a tantos outros lugares Franciscanos. Tempo de graça, que convida-nos à conversão.

Celebração no Eremitério do Cárcere, no Monte Subásio

Visita e celebração da Eucaristia na Basílica de Santa Clara

Segue os testemunhos de Conceição (OFS), Ir. Silvana (CIFA) e Irmã Ana Maria Konzen (IFPCC)

Não tenho palavras para expressar a beleza do que é a Experiência Assis. É tudo muito bom, estou gostando, mas é muita emoção. Por algum tempo fiquei com medo de participar, mas depois tomei coragem e agradeço a Deus e às pessoas que me incentivaram. Encontrar tantos irmãos e Irmãs, conhecer e conviver com todos está sendo muito bom. Tudo “mexe comigo”, o encontro com o Papa, pisar na terra onde viveu São Francisco e Santa Clara é muito emocionante. Sou grata a Deus por estar aqui e quero aproveitar o máximo deste tempo.
Testemunho de Conceição Aparecida de Almeida, OFS.

 

Para mim a Experiência Assis está sendo uma graça de Deus muito grande. Estudar as Fontes Franciscanas e Clarianas, conhecer os lugares por onde passou São Francisco e Santa Clara é muito emocionante. Estar neste chão sagrado e conhecer todo contexto histórico de onde viveu o jovem Francisco que despojou-se de tudo para seguir radicalmente o Evangelho em muito nos interpela, pois vivendo o Evangelho Francisco convidou outros a fazerem a mesma experiência. Em Assis tivemos a oportunidade de conhecer diversas igrejas por onde passou São Francisco. Na Basílica de São Rufino foi marcante a celebração da renovação das promessas do Batismo, por ter sido em frente a pia batismal onde Francisco e Clara foram batizados. A Experiência cia Assis foi e está sendo um momento de graça e muita emoção.
Testemunho de Irmã Silvana Pauletti, CIFA, Franciscana de Nossa Senhora Aparecida.

Agradeço a minha Província pela oportunidade de participar desta experiência e, especialmente à Família Franciscana pela organização e condução da Experiência Assis. Através dela podemos visitar Roma, Assis e tantos outros lugares Franciscanos, além de estudarmos, aprofundando sobre nossa espiritualidade e fé. Fiquei emocionada e agradecida ao visitar os lugares que levam o nome dos pilares de nossa fé cristã como a Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo. A visita à Catacumba de São Calisto e o encontro com o Papa Francisco, por ocasião da Audiência Papal, foram muito marcantes. Para mim, mais uma vez, confirma-se que existe Deus, o Deus Trindade que tudo governa. A fé e o testemunho dos antepassados atestam isso. Dependemos do Deus Trindade em tudo e a Ele devemos entregar e gastar os dias de nossas vidas.
Testemunho de Irmã Ana Maria Konzen, IFPCC

E, após refletir e aprofundar sobre “Vocação e despojamento” a partir da experiência de São Francisco, visitamos o Santuário do Despojamento e a sala do vescovado onde tem um belo quadro que retrata o despojamento de Francisco diante de seu pai e do bispo de Assis.

Em Assis são muitos os lugares que guardam o encaminhamento da beleza e simplicidade.

Finalizando nossa experiência na terra de São Francisco e Santa, participamos da celebração eucarística na tumba de São Francisco, presidida por Frei Celso Márcio Teixeira, OFM.

Assim, com o coração em festa e pleno de gratidão a Deus, partimos para Greccio.

Por último, outro testemunho:

Para nós, da OFS, Denise, Ilma, Conceição, Didi e Gerson, experimentar o carisma franciscano na terra de Francisco e Clara foi uma grande graça. Palavras não são suficientes para expressar o que sentimos e vivenciamos. Tivemos uma forte identificação com o carisma na renovação de nosso Batismo, realizado na mesma pia batismal onde foram batizados Francisco e Clara. Outro fato marcante foi o momento orante do despojamento no mesmo lugar onde se deu o fato. Igualmente forte foi a visita ao Mo te Subásio e lá co hwcwr as grutas dos primeiros companheiros de Francisco. Tivemos uma imensa emoção ao participar da celebração eucarística na Basílica de Santa Clara e lá poder ver o crucifixo de São Damião e a cripta de Santa Clara. Coroamos nossa estadia em Assis com a participação do grupo na celebração da missa na Basílica de São Francisco e, após a missa, houve uma visita guiada para explicação principalmente dos afrescos. Foi um ponto alto de nossa passagem por Assis. Agradecemos a Deus a oportunidade e a graça.

A Experiência Assis, a cada dia, descortina as maravilhas dos lugares onde viveu Clara de Assis e nosso seráfico pai. Ao visitarmos os lugares constatamos que a experiência por eles vivida foi e continua sendo marcante não só para nós franciscanas e franciscanos, mas para irmãs e irmãos que buscam sentido para o existir e querem viver o Evangelho. Duas vidas e histórias de despojamento e seguimento de Jesus Cristo que até hoje encantam e convocam : pela fidelidade, simplicidade, pobreza, amor ao pobre, compromisso com o Evangelho e pela marca da fraternidade.

Lugares que encantam pela beleza, são propícios para oração e contemplação… assim são os caminhos percorridos por Francisco no Vale do Rieti. Todos com a marca do despojamento e simplicidade, com destaque para o Santuário dos Presépios: Greccio. Em 2023, celebraremos os 800 anos de Greccio. Por tudo que estamos estudando, aprofundando e conhecendo, rendemos graças a Deus. O grupo da Experiência Assis/2022, rende graças a Deus por este tempo de graça, partilha, convivência e partilha fraterna: “Louvado sejas meu Senhor”

E com alegria cantamos: “Francisco e Clara têm o segredo pra ser feliz: ser pequeno, ser irmão, amar sempre, ser doação. Tão pobre e tão nobre, Francisco de Assis. Homem, natureza, tão puro e feliz. Com tanta clareza, com Clara de Assis, descobre um caminho no que Cristo diz”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui