Famílias Franciscanas se reúnem em Retiro no Monte Alverne

725

De 4 a 8 de outubro, no Santuário Franciscano de La Verna, reuniram-se para os Exercícios Espirituais os Ministros Gerais da Primeira Ordem, Frei Michael Perry, OFM, Frei Mauro Jöhri, OFMCap, Frei Marcos Tasca, OFMConv, e Frei Nicolás Polichnowski, da TOR, juntamente com os frades dos Definitórios Gerais das quatro famílias.

Já faz alguns anos, os Definidores das quatro Famílias Franciscanas têm vivido juntos um tempo similar: um tempo de graça, de escuta da Palavra de Deus e de oração. Os exercícios deste ano também foram pensados como um dos elementos da preparação para o aniversário do encontro de São Francisco com o Sultão (em 2019 se comemorará o 800º aniversário deste evento). Por esta razão, as reflexões propostas pelos relatores foram relacionadas aos temas de diálogo, diversidade, alteridade e amizade.

Os frades tiveram como assessor nos primeiros dias o bispo Jean Paul Vesco, OP, de Oran, Argélia. D. Vesco abordou os temas do diálogo e da amizade. A palestra no último dia dos exercícios foi dada pela professora Shahrzad Houshmand Zadeh, teóloga muçulmana, que explicou algumas questões relativas ao diálogo entre cristãos e muçulmanos, detendo-se largamente sobre as questões dogmáticas e espirituais. Os Definidores partiram do Santuário da Verna mudados de certa forma e impactados pelas ideias compartilhadas, mas também pela cordial hospitalidade oferecida pelos irmãos que trabalham e vivem no Santuário de La Verna.

Fonte: www.ofm.org

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui