Festividades pelos 370 anos

730

No dia 17 de setembro de 1647, festa franciscana das Chagas de São Francisco, era inaugurado em São Paulo o Convento em honra ao fundador da Ordem Franciscana. Para celebrar esses 370 anos de evangelização e presença franciscana no Largo São Francisco, a Província Franciscana  da Imaculada Conceição e a Fraternidade Franciscana do Largo São Francisco iniciarão neste dia 1º de setembro as comemorações, que se estenderão até o dia 4 de outubro, festa do Padroeiro.

“Sopramos mais uma velinha de aniversário. Mas o motivo maior dessa alegria vai além do simbolismo das paredes do que restou desse Convento:  continua viva a história construída em comunhão e parceria com o Povo de Deus da cidade de São Paulo. O Convento São Francisco, desde as suas origens, habitado por homens santos e pecadores, sempre foi um marco referencial de profetismo, de ousadia e de militância pela causa do Bem e da Paz, assim como nos ensina o Evangelho de Nosso Jesus Cristo”, lembra Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição.

A primeira atração destas comemorações vai lembrar um frade ilustre do Convento: o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Embora nunca tenha residido no Convento, Dom Paulo não esqueceu as suas origens, participando sempre da Fraternidade do Convento.

O Cardeal franciscano, que faleceu no ano passado, será homenageado com a exposição fotográfica “Os caminhos de Dom Paulo em São Paulo”, de Douglas Mansur, no dia 1º de setembro, às 12 horas. São 95 fotografias, feitas entre 1980 e 2016, que retratam momentos importantes do “Cardeal dos pobres” à frente da Igreja de São Paulo. No mesmo dia será aberta a exposição “Cores da Fé”, do artista plástico Eduardo Marques de Jesus.

No dia 2, sábado, também no Convento, às 16h30, acontece uma “Roda de Conversa” sobre Dom Paulo Evaristo Arns, com Margarida Genevois, presidente da Comissão de Justiça e Paz na época de S. Paulo; Antônio Carlos Fester, da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Paulo Petrini, coordenador da Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo; Celia Rossi, militante do Movimento Popular de Saúde; Padre João Drexel, missionário oblato de Maria Imaculada; Irmã Maria José Mendes, provincial das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral; e Belisário dos Santos Junior, da Comissão de Justiça e Paz. Neste mês, estão programados vários eventos culturais.

No dia 17 de setembro, o Cardeal Dom Odilo Scherer presidirá a Missa Solene dos 370 anos de fundação do Convento, às 10h30, quando será inaugurada a nova fachada da igreja e lançado o livro sobre os 370 anos do Convento.

No dia 25 de setembro terá início a Novena em honra ao Padroeiro. Entre as atividades, a bênção dos Animais do Zoológico de São Paulo, no dia 2 de outubro, às 15 horas. No dia 4 de outubro, o Padroeiro será festejado durante todo o dia. Missas, bênção dos animais, barracas de comes e bebes e muitas atrações.

A programação completa pode ser conferida abaixo:

Festa de São Francisco 2017

23/09
12h Missa Nordestina

23/09
14h Tarde de Prêmios

25/09
Início da Novena à São Francisco
15h00 – De terça a sábado
10h30 – Aos domingos
12h00 – Às segundas

01/10
9h30 Procissão do Mosteiro de São Bento até Santuário

02/10
15h Bênção dos animais no Zoológico de São Paulo

03/10
18h Trânsito de São Francisco

04/10 Dia de São Francisco Missas
Bênção dos Animais e atrações culturais

 


edu_290817Site Franciscanos em colaboração com Pascom do Santuário e Convento São Francisco

IMAGEM PRINCIPAL: Pintura de Eduardo Marques de Jesus, o “Edu das Águas”, que está em uma das Mostras do Convento. 

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/?p=139609

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui