Frades da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção elegeram novo Governo

1068

Os Frades Menores da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, com atuação nos estados do Maranhão e do Piauí, realizaram entre 7 e 12 de janeiro de 2019 o Capítulo Provincial onde elegeram o novo Ministro Provincial (Frei Antônio Pacheco Ramos, OFM) e o Vigário Provincial (Frei Miguel Kleinhans) para o próximo sexênio e os Definidores (conselheiros provinciais) para o triênio que se inicia (Frei João Paulo Andrade Moreira, OFM, Frei Ivaldo Evangelista Mendonça, OFM, Fr. James Carneiro de Sá Alencar e Frei Cristóvão Jackson dos Santos Melo).

O Capítulo, instituição criada por São Francisco de Assis, é o lugar onde os frades se encontram para avaliar as atividades, celebrar e planejar a missão. Jacques de Vitry (1180-1240), cardeal da França, testemunha que “uma vez por ano, os homens desta Religião [Ordem dos Frades Menores], com múltiplos proveitos, se reúnem em um lugar determinado para juntos alegrarem-se no Senhor e para comerem juntos; e com o conselho de homens bons elaboram e promulgam suas instituições santas […]. E depois disso, dispersam-se por todo o ano […]”.

Permanecendo obedientes à tradição da Ordem dos Frades Menores, os frades continuam se reunindo para este grande momento. Com o tema: “Fraternidade, solidariedade e missão” e lema: “Caminhando juntos, somos irmãos”, refletimos, como irmãos, sobre a caminhada provincial, analisando os passos dados nos últimos seis anos. À luz da estrela que guiou os reis magos rumo ao encontro com o Menino Deus, planejamos os próximos passos da missão provincial, com solidariedade e fraternidade. Espera-se, como disse o Papa Francisco em seu discurso no Angelus do
dia seis de janeiro de 2019, após o encontro com Cristo, personificado na própria fraternidade, sejamos capazes de trilhar novos caminhos, renovados por esta graça.

O Visitador Geral designado pela Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores foi o Frei João Carlos Karling, da Província de São Francisco de Assis no Rio Grande do Sul.  Ele nos acompanha desde 2017 na sua missão de conhecer os frades da Província, os conventos, e os serviços em que atuamos e teve, além disso, a função de presidir o Capítulo.

De agora em diante o novo governo se reunirá nos chamados Congressos Capitulares para definir as novas composições das fraternidades e os demais serviços a serem ocupados pelos frades da Província. Peçamos ao Pai do Céu que nos ilumine com o seu Espírito de Sabedoria e ciência, a fim de que todas as decisões tomadas sejam para a continuidade da Evangelização e perenização do carisma franciscano nas terras do Maranhão e Piauí.

Paz e bem!

Frei John Herbeth Marinho Cantanhede, OFM
Departamento de Comunicação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui