Franciscanos oferecem celebração ‘on line’ para famílias enlutadas

244

Diante da tristeza de milhares de pessoas que nem podem se despedir de seus entes queridos, vítimas do Covid-19 e outras causas, a Província Franciscana da Imaculada Conceição dará início neste domingo, 10 de maio, às 19h, à “Celebração do Abraço e da Esperança”, através TVFranciscanos, seu canal no Youtube. Para criar proximidade com as pessoas enlutadas, em todo o país, as intenções (nomes, fotos e as datas de nascimento e falecimento) poderão ser enviadas previamente pelo número do WhatsApp: (11) 97693-2430.

Para cada celebração será gerado um link (endereço eletrônico) do Youtube e quem solicitou as intenções poderá compartilhar com familiares e amigos para rezarem juntos na intenção de seus entes queridos que faleceram. Além de parentes e amigos, a celebração será aberta a outros internautas que desejarem participar deste momento de fé e esperança.

“Dentre os imensos desafios que estamos vivendo enquanto humanidade, o fato de muitas famílias terem de sepultar seus entes queridos sem a possibilidade de um ritual de despedida tem se apresentado como elemento de dor e tristeza na vida de muitos. Esta triste realidade desperta um desafio pastoral significativo e nos provoca a buscar meios para nos aproximar deste campo do sofrimento humano no qual a Igreja também é chamada a ser samaritana junto às famílias enlutadas”, explica o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, enfatizando que o objetivo é oferecer, pelos meios digitais, uma celebração simples, mas afetuosa, um momento de memória, gratidão e consolação a partir da fé cristã.

Para Frei Gustavo, o direito sagrado de cada um ver e tocar seu ente querido que faleceu é algo presente no profundo da identidade humana e também na tradição cristã. “Essa dimensão simbólica do abraço àquele que partiu nutre a certeza de que ele não partiu a sós. Por isso, queremos levar, ainda que virtualmente, o abraço de conforto e solidariedade para aqueles que ficam, além do grande abraço de Deus, Pai de toda Consolação que nos envolve em Cristo Jesus”, explica.

Durante a semana, a celebração será transmitida a partir de diferentes Fraternidades da Província da Imaculada. Neste domingo, a Fraternidade da Sede Provincial em São Paulo abre esse momento litúrgico. Na segunda-feira (11/5), a Fraternidade do Sagrado conduzirá, de Petrópolis (RJ), esta celebração; na terça (12/5), será a Fraternidade do Convento São Francisco de São Paulo; na quarta (13/5), a Fraternidade Santo Estêvão de Ituporanga (SC); na quinta (14/5), a Fraternidade São Pedro Apóstolo de Pato Branco; na sexta (15/5), a Fraternidade Santa Inês de Balneário Camboriú (SC); e, no sábado, a Fraternidade Nossa Senhora da Penha de Vila Velha (ES).

DOMINGO: São Francisco – V. Clementino (São Paulo, SP) 19h00
SEGUNDA: Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis, RJ) 19h
TERÇA: Convento São Francisco (São Paulo, SP) 19h
QUARTA: Paróquia Santo Estêvão (Ituporanga, SC) 18h45
QUINTA: Paróquia São Pedro Apóstolo (Pato Branco, PR) 20h30
SEXTA: Paróquia Santa Inês (Balneário Camboriú, SC) 20h30
SÁBADO: Convento da Penha (Vila Velha, ES) 17h
Celebração para família enlutadas

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui