A 2ª semana do Revigoramento Franciscano foi vivida no estudo e na experimentação da vida e obra de Francisco e Clara de Assis. Com paixão e sabedoria frei Vitório Mazzuco, OFM e Irmã Mônica Azevedo, FPCC fizeram suas colocações sobre o tema central do revigoramento: São Francisco e Santa Clara! Abordaram aspectos históricos, sociais e religiosos na época de Francisco e Clara e fizeram um paralelo com a realidade dos franciscanos e franciscanas na atualidade.
Frei Vitório fez uma linda reflexão a partir da fala original do Crucifixo de São Damião: “ Francisco, vai e reconstrói a minha casa”… Casa como: etos – moradia do coração, como: ética – virtudes e valores, e como: Óikos – nossa casa comum. Francisco é o homem que nomeia as criaturas e as convoca a louvação. Todo universo criado para São Francisco e para cada franciscano(a) está revestido de extrema importância, é um reflexo do criador. O projeto de vida Francisco de Assis é um caminho para franciscanas e franciscanos e para toda pessoa de boa vontade, de todos os tempos e lugares.
Irmã Mônica incentivou o grupo a reler a própria história, ao ler a vida que pulsa nos escritos de Santa Clara, pois o revigoramento se dá a partir do olhar sobre as nossas raízes. Clara reconhece que Deus fez de Francisco seu instrumento de inspiração e decisão pela vida de radicalidade e pobreza. Sua gratidão se traduz em palavras e ações: “Obrigada, Senhor, porque me criastes”! Ao ouvir a história de Clara partilhada com tanta devoção resta-nos perguntar: Como Clara e Francisco nos animam hoje a viver a fraternidade e a amizade social, como discípulos e discípulas de Jesus?
Irmã Maria da Cruz , IMC nos fala: “Estou muito agradecida por essa semana singular. Foi muito impactante para nós que apesar de ter um certo conhecimento da história desses santos tão amados na espiritualidade franciscana, parece novo o amor de Francisco pelo crucificado. Me despertou também o ânimo ao relembrar que Francisco e Clara são pessoas de integração; respeitavam as culturas diferentes, absorvendo seus valores e acrescentando o bem dessas culturas no seu modo de pensar e viver, como a experiência de Francisco no encontro com o Sultão”.
O momento de vivência trouxe como experiência acordar os quatro elementos da natureza que compõe o nosso ser. Foi dinamizada por Lídia Teles, coordenadora do curso de fonoaudiologia da USP de Bauru e Elisangela Cadoni, dentista, ambas admiradoras de São Francisco, iniciadas nessa espiritualidade nos grupos de estudantes universitários.
Os participantes sentem-se agradecidos e felizes com as dinâmicas que o Frei Vitório e a Irmã Mônica conduziram essa semana de espiritualidade e pelos esforços em preparar os presentes e subsídios para reflexões posteriores. Em nossos agradecimentos utilizamos as palavras do frei Vitório: “É preciso amar o amor que está em alguém. O amor precisa ser amado”.
Francisco e Clara, Clara e Francisco. Porque não se separa o amor!
Irmã Rita Saturno
Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição
Irmã Maria da Cruz de Oliveira
Irmãs Missionárias Capuchinhas de São Francisco de Assis