“Fratelli Tutti”, uma reflexão com enfoque franciscano

883

Nos últimos dias, “os olhos do mundo” voltaram-se para Assis, na Itália, berço da Ordem dos Frades Menores. Ao mesmo tempo em que a Família Franciscana celebrava o dia de seu fundador, São Francisco de Assis, a Igreja, na pessoa do Papa Francisco, lançava uma nova Encíclica inspirada no Santo de Assis, a já conhecida ‘Fratelli Tutti’, que quer dizer: ‘Somos todos irmãos’.

Dois ‘Franciscos” juntos lançam uma verdadeira proposta de fraternidade que merece ser lida, relida, meditada e aplicada. E é por isso que os frades franciscanos do Convento do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ) e a Tv Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasi, lançam nesta terça-feira (13/10), a série “Fratelli Tutti”, uma reflexão sobre a Encíclica do Papa Francisco com enfoque franciscano. Em dez episódios, os vídeos apresentarão alguns pontos de toda a recente Encíclica do Sumo Pontífice, oferecendo também pensamentos e histórias do Santo de Assis. Além disso, cada episódio terminará com uma oração!

O texto da Encíclica mostra o Papa Francisco, parafraseando o Poverello em vários momentos. No título, por exemplo, o Papa recupera o elemento da fraternidade como valor central das relações, não somente entre os humanos, mas entre todas as demais espécies e o planeta. Nesse sentido, o documento é, ao mesmo tempo, o testemunho de um mundo ferido e uma lúcida proposição de novos caminhos, que tem como pano de fundo o amor e o cuidado aos mais vulneráveis.

A Casa Comum, profetizada na Laudato Si’, exige uma nova fraternidade que a habite e a construa. Isso, no entanto, só será possível – segundo Francisco – “se se aceita o grande princípio dos direitos que brotam do simples fato de possuir a inalienável dignidade humana”. A paz real e duradoura – diz ele – só é possível “a partir de uma ética global de solidariedade e cooperação ao serviço de um futuro modelado pela interdependência e a corresponsabilidade na família humana inteira”.

Segundo o Papa Francisco, o título da sua Encíclica provém da mensagem de Jesus que anima a todos a reconhecerem nos irmãos e irmãs a fraternidade universal e assim viver na Casa Comum que o Pai os confiou. “Esta Carta Encíclica, sobre a fraternidade e a amizade social, tem por título a expressão que São Francisco de Assis usava para se dirigir a todos para lhes propor uma forma de vida com sabor do Evangelho (FT 1). São Francisco propunha uma ‘fraternidade aberta que permite reconhecer, valorizar e amar cada pessoa, para além do contexto físico, para lá do lugar do mundo onde tenha nascido ou viva’ (FT1)”.

Francisco de Assis serviu de exemplo para o Papa porque semeou a paz por onde passou. Tinha um coração grande e achava que o caminho certo era o de viver e partilhar o amor de Deus, despertando o sonho de uma sociedade justa e fraterna.

A lógica fraterna do novo caminho que a encíclica insiste é: “O árduo esforço por superar o que nos divide, sem perder a identidade de cada um, pressupõe que em todos permaneça vivo um sentimento basilar de pertença” (FT 230). Os firmes laços familiares e fraternos sempre superam as brigas por meio do diálogo e da reconciliação. Vale lembrar que, como diz o Papa Francisco, paz não é apenas ausência de guerras, mas é o empenho pela dignidade e protagonismo de todos e todas. Francisco de Assis soube encarnar a opção pelos pobres fazendo-se um com eles.

Você é convidado a trilhar com os frades este caminho de reflexão e estudo da nova Encíclica do Papa Francisco. Assista abaixo a apresentação da série!

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui