(Cidade do Vaticano) – Papa: não estamos sós na luta contra o mal
A beleza da oração
“Não vamos à fonte batismal sozinhos”, explicou o Papa, mas acompanhados pela oração de toda a Igreja, como indica a invocação dos Santos que precede a oração do exorcismo e a unção com o óleo dos catecúmenos.
São gestos que, desde a antiguidade, certificam, a quantos estão para renascer como filhos de Deus, de que a oração da Igreja os assiste na luta contra o mal, ajudando-os a libertar-se do poder do pecado para passar ao reino da graça divina.
“A Igreja reza e reza por todos. É belo rezar pelos outros. Pedir por quem se encontra na necessidade, por quem não tem fé. A oração da Igreja está sempre em ato, devemos rezar por todo o povo de Deus e por quem necessita de oração”, disse Francisco.
Fórmula mágica
Por isso, o caminho dos catecúmenos adultos é marcado por repetidos exorcismos pronunciados pelo sacerdote: são orações que invocam a libertação de tudo o que os separa de Cristo e impede a sua união íntima com Ele. E, no caso do Batismo de crianças, pede-se a Deus que as liberte do pecado original e as consagre como habitação do Espírito Santo.
“Não se trata, porém, de uma fórmula mágica, mas é um dom do Espírito Santo que habilita, quem o recebe, a lutar contra o espírito do mal acreditando que Deus enviou o seu Filho ao mundo para destruir o poder de satanás e transferir o homem liberto das trevas para o seu reino de luz infinita”, explicou o Pontífice.
Por experiência, sabe-se que a vida cristã é um combate sem fim contra o mal, pois estamos sempre sujeitos à tentação de nos separar de Deus e da sua vontade, para recair nos laços das seduções mundanas. “O Batismo nos dá força para esta luta cotidiana”, reiterou o Papa.
Não estamos sós
Além da oração de exorcismo, temos a unção no peito com o óleo dos catecúmenos, como sinal de salvação que significa que a força de Cristo Salvador nos fortalece para lutar contra o mal e vencê-lo.
“É cansativo combater contra o mal, fugir de seus enganos, recuperar as forças depois de uma luta exaustiva, mas devemos saber que toda a vida cristã é um combate. Mas, nesta luta, nunca estamos sozinhos!”, encorajou o Papa.
A Igreja reza pelos seus filhos regenerados no Batismo para que não sucumbam às ciladas do maligno, mas as vençam com a força do Senhor ressuscitado, que derrotou o demônio. E assim também nós podemos repetir com a fé de São Paulo: «De tudo sou capaz Naquele que me dá força». “Todos nós podemos vencer, mas com a força que vem de Jesus”, concluiu o Papa.
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-04/papa-francisco-audiencia-geral-batismo1.html#play
(Cidade do Vaticano) – Papa receberá no Vaticano vítimas chilenas de abusos
A notícia foi confirmada esta quarta-feira pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke.
Perdão e ação
O Papa agradece aos chilenos por terem aceitado o convite. Durante esses dias de encontro pessoal e fraterno, acrescentou Burke, Francisco “deseja pedir perdão, compartilhar sua dor e sua vergonha por aquilo que sofreram e, sobretudo, ouvir suas sugestões a fim de evitar que se repitam esses atos reprováveis”.
O Pontífice receberá as vítimas individualmente, para permitir que falem o tempo necessário.
“O Santo Padre pede orações pela Igreja no Chile neste momento doloroso, auspiciando que esses encontros possam se realizar num clima de serena confiança e ser um passo fundamental para remediar e evitar para sempre os abusos de consciência, de poder e, em especial, sexuais no seio da Igreja.”
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-04/papa-francisco-abusos-sexuais-chile.html
(Cidade do Vaticano) – Transferência e nomeação de bispo para o Brasil
O Reverendo Mário Spaki nasceu em 14 de dezembro de 1971 em Irati, na diocese de Ponta Grossa. Na cidade paranaense estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998). Também estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Curitiba.
Em 3 de agosto de 2003 foi ordenado sacerdote e incardinado na diocese de Ponta Grossa, na qual foi Vigário Paroquial e Reitor do Seminário de Filosofia São José (2004-2012).
Desde 2013 é Secretário-executivo do Conselho Episcopal Regional Sul 2 da CNBB, com sede em Curitiba.
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-04/papa-francisco-nomeacoes-mariana-paranavai.html
(Cidade do Vaticano) – O encorajamento do Papa às duas Coreias
O Papa garantiu sua oração pessoal ao povo coreano e a proximidade de toda a Igreja.
“A Santa Sé acompanha, apoia e encoraja toda iniciativa útil e sincera para construir um futuro melhor, no signo do encontro e da amizade entre os povos. A todos que têm responsabilidades políticas diretas, peço que tenham a coragem da esperança, fazendo-se ‘artífices’ da paz, enquanto os exorto a prosseguir com confiança o caminho empreendido pelo bem de todos.”
Depois deste apelo, o Papa Francisco convidou os fiéis na Praça a rezar com ele um Pai-Nosso.
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-04/papa-francisco-apelo-paz-coreia.html