Irmã Franciscana participará de encontro com Papa Francisco

1144

A Irmã Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora, Rosângela Cenci, é um dos brasileiros selecionados para participar do evento “The Economy of Francesco” (Economia de Francisco), programado para ocorrer de 26 a 28 de março de 2020, em Assis, na Itália. O encontro deve reunir o Papa Francisco com jovens com menos de 35 anos envolvidos no âmbito da pesquisa: estudantes e acadêmicos em Economia e outras disciplinas afins, estudantes de Mestrado, Doutorado, jovens pesquisadores; e também de empresas: empresários e dirigentes.

A proposta é fazer um pacto com os jovens para mudar a economia atual e buscar um futuro mais justo, sustentável e com um novo protagonismo de quem hoje é excluído. “A proposta que o Papa Francisco faz nesse convite aos jovens é para que pensem em algumas soluções para o futuro econômico, para problemas da humanidade. É algo ousado e entre todos os candidatos que se inscreveram, 500 foram escolhidos para participar de um pré-evento nessa proposta de resinificação e reestruturação desta casa comum a economia, um momento de estudo e aprofundamento”, comenta Ir. Rosângela Cenci.

O pré-evento está programado para os dias 24 e 25 de março, uma ocasião de trabalho e aprofundamento em que Ir. Rosângela deve participar. As discussões terão prosseguimento nos demais dias do evento (26, 27 e 28), junto com todos os outros participantes. Haverá laboratórios, eventos artísticos e plenárias com renomados economistas, especialistas em desenvolvimento sustentável, empreendedores e empreendedoras, que hoje estão comprometidos em nível mundial com uma economia diferente. A intenção é refletir e trabalhar em conjunto com os jovens nestes três dias. Conforme o site Vatican News, estão confirmadas as presenças dos ganhadores do Prêmio Nobel Muhammad Yunus e Amarthya Sen, além de Bruno Frey, Tony Meloto, Carlo Petrini, Kate Raworth, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva e Stefano Zamagni, entre outros.

As discussões

Na carta convite aos jovens, Papa Francisco disse em sua mensagem que “é necessário corrigir os modelos de crescimento incapazes de garantir o respeito ao meio ambiente, o acolhimento da vida, o cuidado da família, a equidade social, a dignidade dos trabalhadores e os direitos das futuras gerações. Infelizmente, continua-se surdos ao apelo para tomar consciência da gravidade dos problemas e, acima de tudo, para pôr em prática um novo modelo econômico, fruto de uma cultura da comunhão, baseado na fraternidade e na equidade”.

O “The Economy of Francesco” não será uma conferência tradicional e sim uma experiência em que teoria e prática se entrelaçam para construir novas ideias e colaborações. Conforme explica a religiosa, o evento deve reunir pessoas com áreas de pesquisa semelhantes, para o aprofundamento das discussões. Irmã Rosângela possui uma linha de pesquisa de doutorado relacionada ao futuro das instituições religiosas e acredita que deve se reunir com outros jovens que pesquisam sobre o mesmo tema, para buscar soluções.

“Na inscrição tivemos que apresentar qual era a linha de pesquisa, a área de conhecimento, que no meu caso a linha base é administração e gestão dentro da sociedade, que é a linha do doutorado dentro da sociologia, com a especificidade de estudo das instituições religiosas, numa proposta de reestruturação e resinificação da gestão. Fui selecionada para pensar uma nova estrutura dentro das instituições religiosas e, também, na economia do futuro das instituições religiosas e das igrejas, olhando para os problemas da estrutura da vida religiosa”, explica.

A Irmã Franciscana acredita que a conferência demonstra que o Papa Francisco deposita na juventude, na pesquisa e na ciência, a esperança de uma resposta para o futuro. Ela comenta ainda que o local escolhido para o evento será uma inspiração para as discussões. “Assis é o local que vai respirar este reavivamento de uma economia inspirada em Francisco, quando ele diz: ‘vai e reconstrói a minha igreja’. Quando ele sente esse chamado do próprio Senhor Jesus e que inicialmente ele pensava se tratar da igreja material, e depois ele entende que era um chamado no sentido de reestruturação da Igreja humana, do sentido da Igreja”, complementa.

***Irmã Rosângela Cenci defende sua tese de Doutorado em Sociologia, na área de gestão e reestruturação das Instituições Religiosas, no dia 17 de janeiro de 2020, em Portugal. O tema da tese é ’Religião e Sociedade’: Estudo Sociólogo do Processo de Reestruturação da Instituição Religiosa Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora.

Fonte: Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui