Irmãs Franciscanas contribuem com Projeto Transformação em Passo Fundo, RS

28

Organização Não Governamental onde cinco entidades estão associadas, o Projeto Transformação auxilia a centenas de trabalhadores em Passo Fundo. Para falar mais sobre o tema, a Rádio Planalto News FM 92.1 recebeu em seus estúdios Camila Massarollo, coordenadora do projeto, acompanhada de Vinícius Balbino, que acompanha a Recibela.

Eles explicaram que o Transformação surge de uma associação de Cáritas Diocesana, Congregação Nossa Senhora, Irmãs Franciscanas, Missionários da Sagrada Família e Missionária Redentorista.

Essas entidades assessoram as três cooperativas de recicladores, com atendimento jurídico, burocrático, psicológico, social e comercial. As cooperativas são a Coama (Vila Popular), Cotraempo (Bom Jesus) e Recibela (em São João da Bela Vista).

Vinícius salientou que todos são donos e fazem parte do negócio dentro da cooperativa. Por exemplo, na Recibela, existe alimentação e transporte gratuito, o que melhorou a produção. Além disso, em 2023 o Município dispôs de uma lei para auxiliar cada família com uma sacola econômica. Os cooperados pagam INSS visando aposentadoria e auxílio quando necessário.

Entretanto, Camila disse que os 70 associados da Recibela ganham café da manhã e almoço no local. Esse alimento, diz, é oriundo de doações da comunidade, o que precisa ser aumentado.

O vídeo da entrevista você pode conferir aqui.

Fonte: RdPlanalto.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui