Irmãs Franciscanas do Bom Senhor celebram aprovação da Igreja para a Abertura do Processo de Beatificação e Canonização de Frei Caetano de Messina

38

O dia 31 de agosto de 2024 teve uma tarde memorável na cidade de Bom Conselho – PE, quando da Abertura do Processo de Beatificação e Canonização do “Missionário Gigante”, o “Anjo da Paz”, Frei Caetano de Messina, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. A sessão solene foi conduzida pelo Bispo de Garanhuns, Dom Agnaldo Temóteo da Silveira, seguida da Santa Missa presidida pelo epíscopo na Capela do Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho. O evento reuniu o clero, religiosas e religiosos de outras congregações e muitos fiéis admiradores do capuchinho.

Este dedicado religioso italiano, chegando ao Brasil em 1841, buscou atender às necessidades reais das pessoas, em especial do povo nordestino, além de levar a Boa Nova do Reino aos corações sedentos. Alcançando Bom Conselho em 1853, Frei Caetano trabalhou em favor da paz entre os habitantes, reuniu o povo e propôs atender à urgência da educação de crianças e jovens. Recebeu então o apoio de que precisava e assim era fundado o Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, cuja obra tem hoje uma presença expressiva em nosso Brasil.

Pernambuco foi o principal palco de ação do missionário. Porém, ele percorreu também os Estados de Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, adentrando vilas e cidades, numa jornada incansável.

Partindo do Brasil, residiu em Montevidéo, Uruguai, onde veio a falecer em janeiro de 1878, aos 71 anos de idade. Porém, em 1996 seus restos mortais, que já se encontravam no Rio de Janeiro, foram transladados para Bom Conselho e ali foi construído um mausoléu, para onde convergem muitas pessoas que reconhecem seu legado de fervorosa fé e doação de vida.

Com a Abertura do Inquérito, tudo aquilo que diz respeito a este Servo de Deus, sua vida e virtudes serão examinadas de forma cuidadosa pela Igreja, podendo concluir naquilo que se espera: sua confirmação como modelo de virtude para os cristãos, sendo elevado à honra dos altares, para maior glória de Deus!

Fonte: Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho – Recife/PE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui