Irmãs Franciscanas dos Pobres realizam Assembleia de Área Brasileira

2601

Depois de um longo tempo de isolamento social (ficar em casa) conseguimos realizar a  Assembleia das Irmãs Franciscanas dos Pobres da área brasileira de forma presencial, que aconteceu do dia 11-13/11, cujo tema foi: “Conselhos evangélicos: À luz do nosso Carisma”. Partimos de Jatai para Goiânia, com muita alegria e expectativas do reencontro com nossas Irmãs das outras comunidades. Chegando em Goiânia, já fomos sentindo acolhidas com a alegria das Irmãs, a beleza da casa toda ornamentada com flores e cartazes convidativos.

Foram três dias muito fecundos de conhecimentos, orações e partilhas de nossas vivencias em comunidade. No decorrer da Assembleia as Irmãs dos Comitês Internacional, fizeram apresentações dos seus respectivos comitês, com muita criatividade. Todas elas ressaltaram a importância desses comitês que nos ajudam a estarmos em conexão com toda a Congregação, promove o nosso crescimento espiritual e intelectual, e nos alerta a estarmos vivenciando o que nos foi proposto no ultimo Capítulo Geral.

No último dia refletimos em grupos o texto produzido pelo bispo Dom Guilherme Werlang, M.S.F. “Como viver os conselhos evangélicos a partir da comunidade”. Texto este que veio de encontro com o tema de nossa assembleia. Refletimos algumas questões como, quais são os nossos desafios e em que eu contribuo para que a minha comunidade viva o amor fraterno, são ideias básicas para viver no dia a dia e em harmonia. Citando algumas das suas colocações: “Ninguém na comunidade cresce só para si mesmo”. “A comunidade não mata o indivíduo, pelo contrário, enriquece e faz crescer…” Na vida religiosa temos tesouros, muitas coisas boas, mas também feridas…que precisam ser curadas com o bálsamo do amor-perdão…”.

Tivemos também a alegria de ouvir nossa Ministra Congregacional, Ir. Lícia, via Zoom, que partilhou conosco em Power point algumas ideias dentro do tema, e nos fez participar partilhando algo de nossas vivências em comunidade. Além de um momento de partilha, de como estamos vivenciando o nosso dia a dia, neste tempo de pandemia, e também cada uma trouxe um símbolo que representa essa vivencia, o símbolo da casinha Fique em casa! Teve um destaque especial, porque foi a palavra mais ouvida neste tempo de isolamento social.

Cada dia uma comunidade planejou com muito carinho e criatividade as orações comunitárias. Tivemos uma noite de recreação muito divertida, planejada por Ir. Thalyta, que utilizou o recurso do karaokê, cada Irmã pode expressar seus dons cantando músicas antigas, de quando entrou no convento, que gerou muitas risadas e descontração.

Disponível em: http://franciscansisters-pt.sfp-poor.org/famiglia-sfp/irmas/vida-de-comunidade/998-viver-os-votos-em-comunidade-%E2%80%93-assembleia-de-goiania.html

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui