ITF | Sinodalidade na Igreja: das origens até o Papa Francisco

393

As aulas serão realizadas as segundas-feiras, nos dias 09, 16; 23 e 30 de outubro/2023, de forma remota, através da ferramenta Google Meet, de forma síncrona.

Horário: 19h30 as 21h30.

O pagamento do curso será em uma parcela de R$ 60,00, no ato da inscrição.

Objetivos
O curso visa oferecer uma visão geral a respeito do surgimento dessa instituição até os nossos dias. A ideia é elucidar, a partir de uma análise criteriosa das fontes históricas, que tanto no Oriente quanto no Ocidente a sinodalidade fez parte da identidade do cristianismo como um todo.

Ementa
Como a sinodalidade se estrutura ao longo da História da Igreja? Quem são os atores do processo e como tal instituição se consolidou no Oriente e no Ocidente cristãos? A partir do apelo do Papa Francisco, o que pretende ser resgatado? Tendo como base os escritos dos padres da Igreja, demonstraremos como havia essa preocupação, desde os primórdios, de gerar representatividade e meio às decisões importantes para a comunidade cristã. E para melhor responder à questão, dividiremos o curso em 4 partes: 1 – A sinodalidade na Igreja Primitiva: sínodo e concílio; 2 – Os sínodos diocesanos na Idade Média; 3 – O Concílio de Trento e a Sinodalidade; 4 – O Sínodo na perspectiva do Concílio Vaticano II e no pontificado do Papa Francisco.

Mais informações, clique aqui.

Fonte: ITF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui