Com o desejo de despertar consciências e mobilizar corações, foi lançada no dia 23 de maio a Ação Francisclariana em Defesa da Casa Comum, um movimento nacional que une espiritualidade, formação e prática ecológica a partir da inspiração de Francisco e Clara de Assis com a parceria entre SINFRAJUPE (Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia), CFFB (Conferência da Família Franciscana do Brasil) e Franciscans Internacional.

Sob o lema “Cuidar da Casa Comum é Evangelho vivo. Francisco e Clara inspiram o amanhã que começa hoje”, e o slogan “Ação Francisclariana em Defesa da Casa Comum”, a iniciativa propõe uma caminhada coletiva rumo, inicialmente, à Cúpula dos Povos e a COP 30, fortalecendo ações concretas em defesa do planeta e da justiça socioambiental.
Assista ao vídeo de lançamento da Ação Francisclariana:
Cuidar da Casa Comum é um evangelho vivo — essa é a convicção que move o projeto. A proposta nasce do chamado urgente à conversão ecológica, alinhando-se à Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A iniciativa busca promover a ecologia integral como caminho de justiça social, respeito à vida e cuidado com a criação.
A ação se desdobra em três eixos principais: espiritualidade, formação e mobilização popular. Comunidades, paróquias, escolas, grupos e projetos sociais são convidados a participar por meio de mutirões, rodas de conversa, oficinas educativas, plantio de árvores e outras atividades que fortaleçam o vínculo com a natureza e o compromisso com os mais pobres.
Inspirada no carisma de São Francisco e Santa Clara, a ação reconhece que o cuidado com o planeta está intimamente ligado ao cuidado com os irmãos e irmãs, especialmente os mais vulneráveis. Ao promover atividades territoriais e vivências comunitárias, ela reforça a necessidade de um novo pacto com a vida, que coloque no centro a dignidade humana e o equilíbrio ecológico.
A Ação Francisclariana será contínua, com materiais formativos e subsídios pastorais já disponíveis para download. A proposta é que cada realidade local adapte suas atividades conforme suas possibilidades e desafios, formando uma grande rede de cuidado, esperança e transformação.
Confira o Vídeo Institucional:
Mais do que um evento pontual, trata-se de um chamado coletivo para viver, em pequenas e grandes atitudes, o amor à Casa Comum.
Mel Galdino
Jornalista