Na manhã de sexta-feira, 31 de maio, foi realizado no auditório do Sítio São José, em Lago da Pedra, MA, o lançamento do selo postal comemorativo aos 70 anos da presença franciscana na região dos Lagos (Lago da Pedra, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues). O lançamento do selo foi uma parceria entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a Paróquia São José de Lago da Pedra, MA.
A mesa de honra da sessão foi presidida pelo gerente regional dos Correios, senhor Eudes Mota Viana e pelo pároco da Paróquia São José, Frei Fernandes Henrique de Morais Barros, OFM.
O público pode acompanhar a solenidade e apreciar um painel com fotos que retrataram a história da presença franciscana nessas terras.
As cartelas dos selos comemorativos foram obliteradas pelas autoridades, frades e representantes da igreja. O pároco, Frei Fernandes, agradeceu a todos que contribuíram com o evento e frisou que é um privilégio em poder colaborar com a grande obra de Deus. “Que possamos assumir a nossa missão em ser uma igreja missionária de Cristo com o carisma franciscano. Que nós possamos prosseguir na obra de Deus, sendo sal para dar sabor e luz para iluminar a nossa caminhada”.
Em seu pronunciamento, o gerente regional dos Correios, Sr. Eudes Mota Viana, disse estar honrado em poder lançar o selo comemorativo e agradeceu a iniciativa. Segundo ele, “é uma satisfação lançar o selo personalizado que servirá de divulgação do marco histórico nas correspondências por todo o país”. É um momento que marca a história e a cultura da cidade. A Igreja tem um papel importantíssimo na construção de uma sociedade com mais fé e justa. Este foi um marco para a cultura e para a história do município de Lago da Pedra.
O sele tem as seguintes características: a inscrição da data comemorativas, 1954 a 2024, setenta anos de presença dos frades da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção na região dos lagos, as igrejas de São José (Lago da Pedra), Cristo Rei (Lago do Junco) e São Francisco de Assis (Lago dos Rodrigues), São Francisco e o crucifixo de São Damião como símbolos do franciscanismo e o lema do jubileu, “Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que semeiam paz e bem!”.
Enviada por: Felipe Augusto Sousa Meireles