Lar São Francisco de Assis é homenageado na Câmara de Vereadores

18

População caxiense aplaude o trabalho da entidade

Lar da Velhice São Francisco de Assis recebe homenagem pelos 65 anos de história

O Parlamento caxiense saudou a trajetória de 65 anos do Lar da Velhice São Francisco de Assis, em sessão solene realizada em 29/04. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara e, da tribuna, um dos vereadores discursou representando a Casa. Também estiveram na mesa de autoridades o presidente do Lar da Velhice São Francisco de Assis, Oidi Luiz Galeti, o coordenador da instituição, Valdir Costela, o prefeito municipal e a vereadora que secretariou os trabalhos.

O propositor da homenagem relatou que acompanha ativamente as atividades da entidade, que proporciona acolhimento com dignidade à população idosa de Caxias do Sul. Elogiou os funcionários e agradeceu pelo trabalho de todos, incluindo voluntários, pessoas idosas atendidas e a diretoria, nominando-a e emocionando-se ao citar a segunda tesoureira Carla Bergozza, que não pôde comparecer à solenidade por questões de saúde.

“Todos que atuam no Lar entendem que envelhecer é um processo natural da vida e alcançar a melhor idade com bem-estar e qualidade é muito importante. Além de serem depositários de sabedoria, os idosos desempenham um papel fundamental. Seja na família, na comunidade ou no local de trabalho, oferecem orientação e apoio aos mais jovens, ajudando a moldar o caráter e as habilidades da próxima geração. Fico aqui pensando em cada idoso que já passou ou está sendo cuidado no nosso Lar da Velhice. Quantas histórias de vida”, destacou.

Bueno considerou a homenagem um presente e, ao mesmo tempo, uma obrigação: “Estou aqui representando toda a sociedade caxiense que, ao longo dos tempos, sempre se mostrou solidária em centenas de ações, conjuntas ou isoladas, estando ao lado da entidade”. Prosseguiu, imaginando quantas memórias o espaço abriga.

“Sabemos também que os idosos que são cuidados no Lar da Velhice têm marcas e cicatrizes que carregam pelas experiências e desafios superados na vida, e não apenas aparentes, algumas permanecem na alma. Não podemos esquecer que muitos são vítimas do abandono moral, físico e material. Não recebem visitas de familiares, nem de amigos, nem de ninguém. Mas estariam ainda mais abandonados se não fosse a ação de uma legião de pessoas, de profissionais e voluntários dessa entidade chamada Lar da Velhice. Que honra ter uma organização desse porte em nossa cidade”, enfatizou.

Ao ressaltar que Caxias do Sul possui cerca de 84 mil idosos, pediu sensibilidade da população e dos poderes públicos para pensarem no envelhecimento de forma preventiva e não apenas quando ele efetivamente chega. Também cobrou menos burocracia para os idosos do Lar que precisam de atendimento de saúde.

Ao se pronunciar da tribuna, o presidente do Lar da Velhice São Francisco de Assis, Oidi Luiz Galeti, agradeceu pela homenagem. Também recordou do esforço de ex-dirigentes da entidade, voluntários, diferentes esferas públicas e, especialmente, dos funcionários. Comemorou as reformas entregues no prédio e anunciou para o futuro um novo espaço, para ampliar o atendimento às pessoas idosas. À comunidade e ao empresariado, lembrou que os recursos destinados a obras não podem ser usados na manutenção e custeio da instituição. Nesse sentido, informou que a entidade continua recebendo doações de alimentos e dinheiro. Neste instante, por exemplo, estão precisando de café, leite e azeite.

“A reforma foi entregue para que todos possam viver com mais dignidade e esperamos que sirva de referência. Precisamos pensar nos nossos idosos hoje e ter mais casas-lares. No Lar da Velhice, amamos não só os idosos, mas, principalmente, cuidar dos idosos. Nossa missão é amar e cuidar”, finalizou Galeti.

No mesmo tom de gratidão, seguiu o coordenador da entidade, Valdir Costella, que cumprimentou a equipe da entidade pelos gestos que adota e torna o ambiente e a vida no espaço mais leves. O prefeito e o presidente da Câmara também agradeceram ao Lar por tudo que tem feito pelas pessoas idosas. O chefe do Executivo reafirmou a disposição de manter as parcerias com a entidade, e o presidente do Legislativo frisou a relevância do respeito a quem já viveu grande parte da vida e tem muito a ensinar para as novas gerações. Durante a solenidade, vídeos com depoimentos de pessoas idosas e mostrando a estrutura da entidade foram apresentados.

Sobre o Lar da Velhice São Francisco de Assis

– Fundado em fevereiro de 1960 e mantido inicialmente pela Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis, hoje Ordem Franciscana Secular, da Catedral Diocesana, a entidade começou abrigando 24 pessoas. Depois de uma grande campanha comunitária, buscou a arrecadação de fundos para a construção do então chamado Asilo da Velhice São Francisco de Assis. Com o passar dos anos, a história do Lar da Velhice sempre foi alicerçada com gestos de solidariedade da comunidade, de outras entidades e do poder público, visando buscar melhorias para abrigar cada vez com mais carinho os 42 homens e 41 mulheres que hoje estão na casa.

– Nos últimos quatro anos, o espaço foi revigorado e remodelado a partir de uma série de obras e ampliações, com vistas a melhorar o atendimento às pessoas idosas. Os cuidados são realizados por uma equipe multidisciplinar que avalia o estado de saúde, mental e social do idoso. A partir dessa avaliação, é traçado um plano de cuidado individualizado, que pode incluir ações de prevenção, cura, reabilitação e medidas paliativas. Os idosos têm uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, cuidados com a saúde mental e com a segurança, auxílio na higiene pessoal, acompanhamento médico regular e exames de rotina, que são indispensáveis para a saúde.

– Atualmente, a entidade abriga 83 idosos em situação de vulnerabilidade e não possui fins lucrativos. O ambiente fornece hospedagem, alimentação e serviços de saúde e convivência, mantidos por meio de doações. O Lar da Velhice está localizado à rua Antônio Pierucini, n.º 85, no bairro Marechal Floriano.

– A diretoria executiva é composta por: vice-presidente Morgana Merigo,  secretária Denise Giovanardi, primeiro tesoureiro Lucas Vidor e segunda tesoureira Carla Bergozza.

– Integram o Conselho Administrativo: Geraldine Gauer, Luiz Carlos Scortegagna, Jaime Tessari e Marta Inês Gonçalves. Já o Conselho Fiscal tem o Frei Jaime Bettega, Alfeu Susin, Lisandra Foresti, Onei Susin e Altemir Biachin.

Confira a matéria especial da TV Câmara Caxias:

Fonte: camaracaxias.rs.gov.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui