Missão Franciscana

100

Relato sobre a missão em Rosário de Minas: Entre os dias 23 e 25 de setembro de 2022, participamos da missão franciscanas, promovida pelos frades do convento São José de Cupertino, na ocasião do aniversário de 140 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Rosário de Minas (JF). No primeiro dia da missão, tivemos a Santa Missa de abertura, seguida de adoração eucarística. Na mesma pudemos conhecer um pouco da comunidade ali presente.

No segundo dia da missão, saímos para visitar e abençoar as casas dos moradores de lá, numa experiência “porta-a-porta”. Momento de se aproximar mais da realidade local, escutar as necessidades daquelas pessoas, ter um contato mais próximo delas, buscando levá-las a um reavivamento de sua fé e ver que ali existem pessoas que ainda acreditam em sua fé. Essa experiência nos fez ainda tomar empatia para com a comunidade local, perceber que existe ali uma questão não só religiosa, mas pessoal daquele povo, onde se vê a dificuldade do perdão entre si, a carência que alguns passam pelo fato de viverem sozinhas em suas casas; e nos fez encontrar Deus mas coisas mais simples e humildes. Nos ajudou a vivenciar uma experiência ecumênica, na qual tivemos contatos com protestantes e espíritas, que em sua grande maioria se propuseram a ouvir a palavra de Deus,partilhar conosco e em alguns lugares até conduziram um pequeno momento de oração com os que os visitaram. Onde não houve esta acolhida, mesmo assim não desanimamos, seguimos em frente. Pela noite houve nosso luau, do qual já se era esperada a presença de adultos e idosos, que mostraram boa acolhida. Alguns da comunidade até se surpreenderam por viverem esta experiência pela primeira vez, acolheram bem as dinâmicas, músicas religiosas e populares, preparam o lanche para este momento e foi possível ver que apesar da idade eles ainda tem muito presente sua jovialidade, esse gosto pela vida.

No último dia, a Missa de encerramento com o arcebispo Dom Gil, momento marcante para aquele povo, que comemorava os 140 anos da paróquia e para nós que ali estávamos servindo e cantando, uma celebração belíssima.

Na homilia, Dom Gil uniu o livro de Josué proposto para este mês da Bíblia, ao evangelho e à festa de aniversário da paróquia, nos deixando encantados com suas palavras. Para nós esta experiência foi um momento de encontro com Deus presente em cada um daqueles que nos acolheram, nas suas realidades. Momento que nos encheu de coragem para seguir em frente e anunciar a palavra de Deus.

Somos gratos a Deus que nos enviou para a missão, ao arcebispo, aos frades do convento São José de Cupertino, na pessoa do Frei Ricardo OFMConv que nos conduziu na mesma, ao povo de Deus de Rosário de Minas,pela acolhida, por compartilharem conosco um pouco de suas vidas, de suas histórias, suas angústias, suas alegrias e suas dores, àquelas que trabalharam na nossa casa, preparando nossas refeições. Levamos desta missão uma grande lição: Deus se faz presente no mais simples, naquilo que aos olhos é quase imperceptível e nos fala através dos gestos mais singelos. Paz e Bem!

Formandos do Convento e Casa de Formação São Boaventura

Fonte: despertarfranciscano.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui