Movimento ‘Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase’

143

O Movimento ‘Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase’ (FEHAN) é uma expressão profunda da espiritualidade franciscana, inspirada na vida de São Francisco de Assis. Como São Francisco, que abraçou e beijou um leproso como demonstração de amor e compaixão, os frades franciscanos continuam essa obra ao servir às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Anualmente, o FEHAN se dedica a regiões do Norte e Nordeste de Minas Gerais, áreas com maior incidência de Hanseníase. Este ano, nossa ação acontece na cidade de Jequitinhonha, no coração do Vale do Jequitinhonha, reforçando nosso compromisso com as comunidades que mais necessitam.

Coordenado pelo Centro Franciscano de Defesa de Direitos, o Espaço Franciscano, em Belo Horizonte, o projeto visa lutar pelos direitos dos hansenianos e conscientizar a sociedade sobre a Hanseníase.

Durante o FEHAN 2023, nosso compromisso vai além da conscientização. Realizamos atendimentos de clínico geral voltados especificamente para Hanseníase, garantindo que as pessoas da comunidade tenham acesso aos cuidados necessários. Além disso, oferecemos atendimentos ginecológicos e terapias holísticas, visando o cuidado da saúde das mulheres e promovendo o equilíbrio físico e mental.

As crianças também tiveram um dia cheio de alegria com brincadeiras e uma oficina sobre higiene bucal, destacando a importância dos cuidados dentários desde cedo.

A educação sobre a Hanseníase permanece central em nosso esforço, buscando diagnosticar, tratar e curar. Informamos a comunidade sobre os cuidados básicos necessários para prevenir a doença, enfatizando a importância da higiene pessoal rigorosa e do reconhecimento precoce de sintomas.

Participar desta nobre missão é contribuir para um mundo mais compassivo e livre da Hanseníase, onde o diagnóstico, o tratamento e a cura são acessíveis a todos.

Junte-se a nós nessa causa!

Fonte: OFM.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui