O Celam se une ao Papa Francisco em seus esforços pela paz na Ucrânia

198

“A situação na Ucrânia e as circunstâncias que ameaçam a paz mundial, apesar dos muitos esforços de diálogo em favor da fraternidade e da amizade social”, é um motivo de preocupação para o Celam, que, como expresso no texto, “une o apelo do Papa Francisco aos líderes políticos para que, com base num exame de consciência, deixem de lado tudo o que causa sofrimento e desestabiliza a convivência”.

Portanto, unindo-se ao apelo do Papa Francisco, convidam “as 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, assim como as instituições e organizações eclesiais de nosso continente, e todos os nossos irmãos e irmãs de boa vontade, a realizar um dia de oração e jejum pela paz no dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas”.

Ao mesmo tempo, o Celam encoraja as pessoas a interiorizar a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano, um chamado a nunca se cansar de fazer o bem.

O CELAM se une ao apelo do Papa Francisco pela Paz e convida para o Dia de Oração e Jejum na Quarta-feira de Cinzas

Bogotá D.C., 24 de fevereiro de 2022

Em vista da situação na Ucrânia e das circunstâncias que ameaçam a paz mundial, apesar dos muitos esforços de diálogo em favor da fraternidade e da amizade social, o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) se une ao chamado do Papa Francisco aos líderes políticos para “fazer um exame de consciência diante de Deus, que é o Deus da paz e não da guerra”; que é o Pai de todos, não apenas de alguns, que quer que sejamos irmãos e não inimigos”, e, consequentemente, “abster-se de qualquer ação que cause ainda mais sofrimento às populações, desestabilizando a coexistência entre as nações e desacreditando o direito internacional”.

Da mesma forma, fazemos nosso o pedido do Santo Padre e convidamos as 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, assim como as instituições e organizações eclesiais de nosso continente, e todos os nossos irmãos e irmãs de boa vontade, a celebrarem um dia de oração e jejum pela paz no dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas. Também os encorajamos a interiorizar a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano: “Não nos cansemos de fazer o bem, pois se não perdermos o ânimo, colheremos os frutos no devido tempo. Portanto, enquanto temos a oportunidade, façamos o bem a todos” (Gal 6:9-10a).

Com o Papa Francisco, rezamos “para que a Rainha da Paz possa preservar o mundo da loucura da guerra”.

Seus irmãos,

Dom Miguel Cabrejos Vidarte, OFM
Arcebispo de Trujillo, Peru

Presidente do CELAM

Card. Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo, Brasil

Primeiro Vice-Presidente do CELAM

 

Card. Leopoldo José Brenes

Arcebispo de Manágua, Nicarágua

Segundo Vice-Presidente do CELAM

 

Mons. Rogelio Cabrera López

Arcebispo de Monterrey, México

Presidente do Comitê de Assuntos Econômicos

 

Mons. Jorge Eduardo Lozano

Arcebispo de San Juan de Cuyo, Argentina

Secretário-Geral do CELAM

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui