“O Frio dói”: Sefras abre as portas nas noites de inverno. Veja como ajudar!

415

Desde 2016, a Campanha Emergencial do Serviço Franciscano de Solidariedade – Sefras durante os invernos não parou mais. Naquele ano, às vésperas do dia de Santo Antônio, a cidade de São Paulo foi destaque nos noticiários pelos 10 óbitos por frio naquele inverno.

“Aí houve uma grande preocupação na cidade, e nós começamos a pensar o que poderíamos fazer além do que fazíamos para amenizar o impacto do frio nestas condições. Foi, então, que surgiu a ideia de usar o ‘Chá do Padre’, que tem um refeitório grande, para emergencialmente se se transformar num dormitório. Fazendo os cálculos, chegamos à conclusão que lá caberiam 100 camas e passamos a receber 100 pessoas para dormir. Isso foi recorrente nos anos seguintes”, lembra Frei José Francisco de Cássia dos Santos, diretor-presidente do Sefras, explicando que esse pernoite de inverno dura quatro meses, que é o tempo do frio mais denso. Com isso, segundo o frade, com a Campanha o ‘Chá do Padre’ fica com as portas abertas 24 horas.

Com a Casa Franciscana, na Baixada do Glicério, foi possível ampliar esse atendimento em mais 50 vagas, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Segundo Frei José, as 150 pessoas têm acesso ao banho. “É muito importante a pessoa que chega da rua tomar o banho para usar uma cama limpa. O ritual do pernoite é: chegada, banho, janta, cama, levanta e café da manhã”, explica Frei José, informando que durante a pandemia, quando as pessoas estavam paradas, o Sefras recebeu 900 voluntários. Todos cadastrados. “Saindo da pandemia, esse número caiu, mas a gente tem em torno de 30 ou 40 voluntários que se revezam, fielmente e nos apoiam muito”, reconhece o frade.

O Sefras também recebe doações de comida, cobertores, roupa de frio, sobretudo masculina, e kits de higiene.

COMO AJUDAR

Os donativos podem ser entregues diretamente nos dois projetos de acolhimento:
Chá do Padre – Rua Riachuelo, 268, Centro, São Paulo/SP
Casa Franciscana – Rua Otto de Alencar, 270, Liberdade, São Paulo/SP

Também é possível pedir a retirada das doações:
WhatsApp e ligação: (11) 3795-5220
E-mail: doe@sefras.org.br

Outra opção é comprar os cobertores diretamente no fornecedor do Sefras e deixar em nosso nome. Fazemos a retirada e encaminhamos para os locais necessários.
Loja: Lepin Enxovais
(@lepinenxovais)
Endereço: Rua Oriente, 754, Brás, São Paulo/SP

Fonte: Província Franciscana

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui