OFS: Falece o centenário Irmão Paulo Machado

922

PAULO MACHADO DA COSTA E SILVA – *1917 † 2019

Terminou sua caminhada na terra dos homens, por volta das 6 horas da manhã, neste dia 18 de março de 2019, véspera da Solenidade de São José, em Petrópolis (RJ), uma das figuras mais importantes e emblemáticas da Ordem Franciscana Secular, o Irmão Paulo. Depois de alguns dias passados no Hospital da Unimed em Petrópolis, o Irmão Paulo, o Professor Paulo Machado, o cidadão petropolitano Paulo Machado terminou seus dias na terra dos homens a caminho da comemoração de 102 anos a 17 de maio de 2019. A Irmã Morte, docemente, veio chama-lo. A Família Franciscana em seu todo, a Ordem Franciscana Secular Internacional, a Ordem Franciscana Secular do Brasil fazem chegar até o Senhor Deus um hino de gratidão pela vida, pela obra e simplesmente pelo homem e cristão Paulo Machado. Um homem, um cristão, um franciscano no meio do mundo.

Nesta breve notícia não temos condições nem pretendemos fazer relatório de tudo o significou vida da Paulo Machado para sua família, para a cidade de Petrópolis, para a Ordem Franciscana Secular. Chamamos atenção para um que outro elemento a ser ressaltado em longa e profícua biografia.

O Irmão Paulo ocupou todos os cargos de serviço em nível, local e nacional na Ordem do Brasil. Colaborou durante muito tempo na elaboração da Regra da Ordem Franciscana Secular promulgada pelo Papa Paulo VI, a 24 de junho de 1978. A Ordem se adequava ao sopro primaveril do Vaticano II e a Regra procurou colocar em destaque orientações para um laicato maduro vivendo no mundo o espirito de São Francisco. Sucessivas reuniões foram realizar para burilar as orientações, acolher as sugestões vindas do mundo. Paulo Machado haveria exercer a função de Ministro Nacional da Ordem e de se empenhar para a vivência da Regra.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Fonte: Franciscanos.org

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui