Paróquia Sant’Ana em Itaituba mobiliza juventude na celebração do DNJ 2021

510

A paróquia de Sant’Ana em Itaituba( PA), por todo mês de outubro tem mobilizado a juventude para celebrar o DNJ/2021. O Dia Nacional da Juventude sempre foi um marco celebrativo para os jovens da Paróquia e de toda aquela cidade. Por conta da Pandemia, a edição 2020 não foi realizada. Este ano, a celebração do DNJ está de “cara nova” e cheia de surpresas.

O grande dia será domingo, 24 de outubro, mas, o “esquenta” começou logo após as festividades da Padroeira. O administrador paroquial, Frei Francisco Paixão, tem incentivado a juventude que se mobiliza através das redes sociais, reuniões de planejamento, momentos de estudos e reflexões. Desde o dia 20 até este sábado, 23 de outubro, está sendo realizada a programação do Pré-DNJ. Cada um dos quatro dias de encontros ocorre em um local diferente para que todas as áreas pastorais pudessem ser contempladas. Estes encontros acontecem no salão paroquial de Sant’Ana, na Comunidade Sagrada Família, na Comunidade Santa Luzia e na Comunidade N. Sra. De Fátima (km28).

Os dias de preparação foram animados pela assessoria de Carlos Jaime, agente de pastoral na paróquia Cristo Libertador (Arquidiocese de Santarém) e coordenador da Rede Franciscana de Paróquias. Carlos Jaime tem vasta experiência no acompanhamento pastoral do segmento juvenil e sempre proporciona momentos de muita reflexão e animação para os jovens. A coordenação e toda a juventude tem ressaltado o cuidado com o outro, desta forma, todos protocolos sanitários em prevenção ao contágio com Coronavírus têm sido tomados durante os eventos.

Para a celebração do dia nacional da juventude, a paróquia preparou um evento de animação, dinâmicas e celebração, dia 24 de outubro das 9h às 13h, na Orla da cidade. “Será um momento de partilha e reflexão. Um momento em que a juventude poderá falar para a juventude. Uma celebração da vida.” Relatou o Pedro Lira Costa, membro da PASCOM da paróquia. Os jovens poderão rezar, cantar, dançar e comemorar mais um DNJ. A programação será concluída com a partilha de uma macarronada.

Sobre o DNJ

A Igreja do Brasil se prepara para celebrar mais um Dia Nacional da Juventude (DNJ). A proposta de comemorar um dia dedicado aos jovens surgiu no ano de 1985 e geralmente acontece no último domingo do mês de outubro. O setor juventude e várias pastorais juvenis na Igreja dinamizam intensamente o momento. Este dia se apresenta como espaço de encontro fraterno de reflexão e missão. No testemunho da alegria do Evangelho os jovens veem o seguimento de Cristo como membros da “Igreja em saída”. O lema para o DNJ 2021 é “Que sejam um!” (Jo 17,21), evocando um chamado à unidade em Cristo. Nesta celebração da vida das muitas expressões juvenis, se manifesta o desejo do encontro transformador com Cristo e com o projeto do Reino. De modo especial neste tempo de pandemia, o DNJ celebra a juventude e sua missão de cuidar da vida e transformar a sociedade. O DNJ é um momento forte e celebrativo da caminhada juvenil na sociedade e na Igreja. Oração, formação e missão são as marcas do DNJ, tudo isso em um clima festivo e de muita criatividade.

O Documento da CNBB sobre a evangelização da juventude (Doc 85) fala da dinâmica pedagógica entre os pequenos grupos e os “eventos de massa”. Essa dinâmica se inspira na atividade missionária de Jesus descrita nos evangelhos. Os grupos são espaços de educação na fé e se mostram como formadores dos discípulos missionários. Os eventos com jovens são importantes no processo de evangelização e mostram sua capacidade de protagonismo. Na articulação desses eventos os jovens podem mostrar sua criatividade e união. Esses momentos entusiasmam a juventude e seus assessores, sendo lugar para mostrar seu encantador dinamismo. Nesses eventos também se pode somar forças entre as variadas expressões juvenis presentes nas Igrejas locais.

 

Equipe Custodial de Comunicação

Com Informações de Pascom Paróquia Sant’Ana

Fonte: Custódia São Benedito da Amazônia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui