Podcast Ecos da Amazônia é lançado pela Rede Eclesial Pan Amazônica – REPAM BRASIL

485

O conteúdo será disponibilizado semanalmente no site da REPAM e nas plataformas digitais. A proposta é que os conteúdos produzidos possam ser distribuídos para rádios-comunitárias, rádios comerciais e também compartilhada por sites e plataformas de streaming de áudio como Spotify e Deezer, por exemplo

Reverberar os sons, as vozes, os sonhos, os desafios, os gritos e as narrativas que vêm da Amazônia e também ser casa, colo, solo, abrigo para que as histórias, as vidas, as notícias possam repousar e ter espaço. Essas são algumas das características a que se propõe o podcast Ecos da Amazônia lançado nesta quinta-feira, 10 de outubro, pela Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil. Por meio desta nova narrativa comunicacional, a Rede pretende alcançar os mais diferentes espaços e territórios, dentro e fora da Amazônia.

A linguagem de podcasts se aproxima muito do rádio, veículo de grande expressão na Amazônia. A proposta é que os conteúdos produzidos possam ser distribuídos para rádios-comunitárias, rádios comerciais e também compartilhada por sites e outras plataformas de streaming de áudio, como o Spotify e Deezer, por exemplo. O conteúdo será disponibilizado semanalmente no site da REPAM e nas plataformas digitais.

A proposta do projeto Ecos da Amazônia é criar conteúdo jornalístico a partir do chão da Amazônia, levando em conta seus protagonistas e lutadores sociais, construindo narrativas que falem do território, para ele, a partir dele, e para fora dele. Coordenado pela área de comunicação da REPAM, a jornalista Janaína Souza, membro do Comitê REPAM de Roraima, é quem produz e apresenta os podcasts. “Eu estou muito feliz porque, principalmente, vivo na Amazônia e há uma necessidade urgente de gritarmos longe os nossos anseios e necessidades neste momento que se encontra o País e principalmente a Amazônia tão ameaçada”, destacou Janaína.

De acordo com o Atlas da Notícia, mapeamento do Jornalismo local no Brasil organizado pelo Projor – Instituto de Desenvolvimento do Jornalismo, com apoio de diversas instituições entidades de comunicação que tem por objetivo fornecer dados a pesquisadores, empreendedores e jornalistas acerca do jornalismo local no Brasil, a região norte do Brasil concentra os maiores desertos de notícia do país. Entende-se como deserto municípios sem veículos jornalísticos próprios, ou seja, sem cobertura significativa de imprensa local.

Uma das intenções do podcast Ecos da Amazônia é contribuir para que informações locais sejam produzidas e distribuídas para fora da Amazônia. “É um leque de oportunidades para dar voz a quem vive e sobrevive na Amazônia. Para quem está fora dela, conhecer a realidade a partir de quem está presenciando e participando dia a dia do que acontece na Amazônia”, concluiu Janaína. Ecos da Amazônia está disponível toda quinta-feira nas plataformas de streaming de áudio e no site da REPAM-Brasil.

Para acessar o Podcast no Spotify, clique aqui.

Para ouvir ou baixar o Podcast, clique aqui.

Fonte: CNBB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui